domingo, 14 de julho de 2013

Márcia Diniz: AS ARMADILHAS DO CIÚME

por Márcia Diniz
10/07/2013

As armadilhas do ciúme

Você é o tipo de pessoa que sempre está atormentada por ciúmes? Tem ciúmes do parceiro, dos filhos? Tem ciúmes no trabalho, no ciclo social? Bem, isso não é nada favorável, pois esse sentimento é causador de brigas na maioria dos relacionamentos.

O ciúme é uma terrível reação que qualquer pessoa pode sentir. Ele é provocado pela baixa estima, pela desconfiança, pela expectativa excessiva, por rivalidade, etc.

Reprimir o ciúme não é a saída, pelo contrário, contê-lo só aumentará sua proporção. O correto a ser feito é expô-lo antes que se torne uma obsessão e traga transtornos maiores.

Converse com a pessoa por quem você sente o ciúme, mostre para ela como se sente, explique o porquê de certas atitudes te machucarem e tentem, mutuamente, cooperar para manter o ciúme bem longe da relação. Não deixe para resolver as coisas quando já virou uma tempestade, antes use a sabedoria das palavras para promover o amadurecimento de ambos.

Se o ciúme é causado pela insegurança você precisa urgentemente tomar uma postura de confiar no companheiro ou comprovar que sua desconfiança é verdadeira.

Viver todos os dias apenas pensando no que o outro faz, se porventura te trai ou se apronta na sua ausência, não resolverá de nada. Atitude é mudança.

Então é chegada a hora de resolver essa pendência.

Temos também o ciúme causado pela baixa estima. Se seu companheiro tem amizade ou algum vinculo com pessoas bonitas e atraentes, você já se sente ameaçado, com medo de perdê-lo, pois não se julga tão interessante quanto os outros em questão.

Logo, sua mente fica povoada pelos piores pensamentos. Seu relacionamento fica pesado e cheio de dúvidas, e por melhor que o parceiro seja,
você dará um jeito de estragar bons momentos pelos mínimos detalhes do ciúme.

O ciúme provocado pela expectativa excessiva vem através da falta de nós mesmos.

Quando estamos numa ambição desmedida por atenção, sufocamos o parceiro, tiramos sua liberdade, vigiamos todos seus passos. Isso causa o desgaste no convívio.

A consequência será o fracasso da relação. Não espere do outro o amor que somente você pode se dar, então, dê-se todo carinho e afeto, pois é dessa maneira que a frustração não cruzará seu caminho.

Já no ciclo social encontramos o ciúme por rivalidade. Ao ver o êxito de alguém, nos sentimos inferiores e fazemos de tudo para provar que somos tão bons quanto aquela pessoa.

Pagamos um preço alto, apenas para manter uma imagem de sucesso, para que os outros nos vejam com bons olhos. Ou ainda pior, agimos por inveja, falamos calúnias de alguém para prejudicar sua vida, seja no trabalho ou na roda de amizade da pessoa, apenas para termos o sabor de vê-la triste, como se isso fosse compensar o ciúme e a inveja que temos.

Esse sentimento que começa pequeno e vai tomando forma e força, pode nos prejudicar pela vida toda. O ideal é sempre vigiar o que sentimos. Assim não permitiremos que o ciúme e suas adjacências integrem nosso interior.

Sempre que o ciúme aparecer, mostre a si mesmo o quanto é belo, único e importante e que nada nem ninguém é mais especial do que isso em sua vida.

Paz e Luz,

Márcia Diniz

Vinicius Francis & Márcia Diniz

Reblogado do website Blog OsFilhos da Alva


Nenhum comentário: