domingo, 25 de maio de 2014

Momento Espírita: O GRAVE EQUÍVOCO DO ORGULHO

Momento Espírita

Raul era oftalmologista. Seus anos de clínica e cirurgia lhe haviam granjeado fama e dinheiro. Embora os aplausos do mundo, os trabalhos premiados, era um coração bondoso.

Jamais perguntava ao paciente se dispunha ou não de recursos amoedados para pagá-lo. Simplesmente o atendia.

Estudioso e pesquisador, os anos lhe permitiram aprimorar a técnica cirúrgica e, com alegria, via-se a devolver a vista a cegos.

Seu mundo era a ciência, a família, e seus inumeráveis enfermos.

Uma de suas filhas se casou e se tornou mãe de uma linda menina. Os seus olhos eram formosíssimos e Raul se apaixonou pela neta. Sempre que possível, a tomava nos braços, saíam a passeio.

A menina, por sua vez, adorava o avô.

Certo dia, a garota adoeceu gravemente. A enfermidade lhe afetou os olhos. Raul não comia, nem dormia. Ficava ao lado da doentinha, enquanto devorava os livros, buscando uma forma de devolver a luz para os olhos que eram sua própria vida.

Sua habilidade conseguiu fazer com que ela voltasse a enxergar com um dos olhos. Mas o outro deslocou-se de sua órbita e ficou irremediavelmente perdido.

Raul pareceu enlouquecer.

Logo ele, que devolvera a vista a tantos, se via impotente ante a tragédia da neta.

Para que lhe servia a ciência? – Perguntava-se. Para nada.

Acabrunhado, principiou por negar a se alimentar. Alguns dias ainda se serviu de água. Depois, passou a recusá-la também.

Murmurava entre dentes: Já não sirvo para nada. E quando não se serve para nada, é melhor deixar o lugar para outro.

Morreu de fome. Orgulho e rebeldia o perderam. Uma vida tão cheia de bênçãos jogada fora.

O orgulho o cegou. Ao se ver impotente para resolver o problema da neta, seu desespero chegou a um grau superlativo.

Impossibilitado de servir a quem tanto amava, preferiu morrer. Não pôde suportar a ideia de sua pequenez, de seu poder limitado.

*   *   *
O fato bem pode nos servir de alerta. Quantos nos cremos o suprassumo da sabedoria e não nos damos conta que, mesmo que abracemos a ciência toda da Terra, muito limitado ainda será nosso saber.

Porque ante tantos mundos, tanta luz e grandeza do Universo, podemos simplesmente nos considerar alunos da grande universidade do infinito.

O verdadeiro sábio é o que reconhece as suas conquistas, mas aquilata, igualmente, o quanto ainda lhe é desconhecido. Por isso se empenha a cada dia a galgar mais um degrau no conhecimento.

Para o homem, tem sido algoz terrível o orgulho. Quantas mentes avantajadas, personalidades ilustres têm se perdido pelo orgulho.

Orgulho que faz com que a criatura se creia infalível, insuperável. E, contudo, somente Deus, o Pai, é infalível, onipotente, por ser a perfeição absoluta.

*   *   *
Todos os grandes heróis do pensamento, os mártires da fé e os santos da renúncia para alcançarem o êxito dos objetivos a que ligaram a existência, se firmaram na humildade, por saberem do pouco valor que representavam ante as grandes diretrizes da vida.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. Orgulho também é um erro, do livro Reencarnação e vida, de Amália Domingo Soler, ed. Ide e no verbete Humildade, do livro Repositório de sabedoria, v. 1, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 16.5.2014.
 

Reblogado do website Momento Espírita



Nenhum comentário: