quarta-feira, 16 de julho de 2014

Osho: MEDITAR NA NOITE

Osho

Esteja sozinho, sente-se silenciosamente, olhe para a escuridão. Torne-se um com o escuro, desapareça nele. Olhe para as estrelas — sinta a distância, o silêncio, o vazio e use a noite para sua meditação.

Sentado na cama nada fazendo... apenas sentindo. Muitas pessoas estão completamente inconscientes das belezas da noite... e a noite é tremendamente bela. É a hora certa para a meditação.

Na psicologia da yoga dividimos a consciência humana em quatro estágios. Primeiro chamamos o estado desperto de consciência, a consciência do dia. Você trabalha, e você parece um pouco alerta.

E o segundo estado chamamos de consciência sonhadora. Você está adormecido, mas os sonhos estão passando como uma procissão. Toda a mente está em um tráfego intenso.

Então o terceiro estado chamamos de sono, quando os sonhos cessaram.

E o quarto, chamamos simplesmente de o quarto, mas está mais próximo do sono. É exatamente como o sono com apenas uma diferença, e essa é que a pessoa está alerta nele. É tão silencioso, tão profundo quanto o sono, com somente algo mais — que a pessoa está alerta.

No sono você está completamente inconsciente. No samadhi, o quarto estado, você está absolutamente silencioso, ainda assim cônscio. Assim, a noite no passado tem sido usada para a meditação.

O dia é muito mundano — a noite é muito espiritual. Portanto comece a usar cada vez mais a noite. Pouco a pouco você irá se sentir tão tremendamente em sintonia com a noite.

Pouco a pouco o mundo inteiro vai dormir. Tudo para — o tráfego cessa, o barulho cessa... o mundo mundano acaba. As pessoas — sua inconsciência, suas atitudes criminosas — tudo desapareceu no sono. A atmosfera está absolutamente limpa... nenhuma nota dissonante.

Dessa forma, apenas comece a desfrutar da beleza da noite e sinta mais e mais pela noite.

Osho, em "Dance Your Way to God"
Imagem por 
NASA Goddard Photo and Video


Nenhum comentário: