domingo, 26 de julho de 2015

Saiba mais sobre o ARCANJO RAFAEL


Arcanjo Rafael, pronto para socorrer!

O Arcanjo Rafael, sempre está sempre pronto para socorrer os que necessitam! Você já reparou nesta foto acima? Ela está no quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, bem abaixo dos pés de Maria Desatadora dos Nós, aonde existem duas figuras pequeninas, sendo que uma delas toma a outra pela mão e aponta para uma igreja o alto de uma montanha.

Quem são? É o Arcanjo São Rafael levando Tobias para o caminho certo, a fim de que encontre Sara, sua futura esposa. Por quê? Porque Nossa Senhora Desatadora dos Nós intercede por nossos nós, concedendo inúmeras graças no matrimônio e na reconciliação das famílias. Para isso, envia o Arcanjo São Rafael para nos mostrar o caminho certo.

Arcanjo Rafael, chefe dos anjos da guarda.

Rafael é um Serafim, mas também o chefe dos anjos da guarda, o anjo da providência que zela pela humanidade. Seu nome significa “Divino Curandeiro” ou “Deus Cura”. Muitas vezes é reproduzido em companhia de um jovem chamado Tobias e seu cachorro. Ele cuida particularmente dos peregrinos: não somente daqueles que viajam, mas também daqueles cuja meta é Deus. Por esta razão ele anda com um cajado, sandálias, um cantil e uma sacola suspensa em seu ombro.

Ele é um dos sete anjos que se mantêm sob a gloria divina. No livro de Tobias o seu nome é azarias. Você já leu Tobias na Bíblia? É uma linda história, cheia de poder de Deus. Ali São Rafael se apresenta a Tobias e se oferece para conduzi-lo até Média, na casa de Gabael que o anjo diz conhecer muito bem. Para dar confiança a Tobias, Rafael se apresenta sendo filho de um de seus amigos. No decorrer da viagem ele vai guiar um jovem Tobias e aconselhá-lo. Vai convidá-lo a parar na montanha de Ecbátana, na casa de Raquel onde Tobias conhece Sara a se desfazer das maldições geradas pelo demônio Asmodeu, o qual matou, antes que se casasse, sete de seus pretendentes.

Rafael ensina a Tobias uma maneira infalível de se livrar deste demônio e casar com ela. Para isso orienta-o a queimar o fígado e o coração de uma espécie de peixe que Tobias deve capturar. A fumaça deste peixe expulsara toda e espécie do mau espírito. Na tela ao lado podemos ver, Rafael instruindo Tobias a içar um grande peixe do rio Tigre; uma pintura do professor Rembrandt, o artista holandês Pieter Lastman (1583 – 1633).

De volta a Ceserim, sua casa, Rafael ensina Tobias a curar a cegueira de seu pai, Tobit, com o fel do peixe. O milagre ilumina o coração do bom pai Tobit que louva a Deus, e vê revelado em Rafael o arcanjo enviado por Deus para curá-lo e guiar seu filho no caminho certo.

Arcanjo Rafael desfazendo os nós.

Nesta história: A vida de Tobias era repleta de nós.
Primeiramente, Tobias tinha que viajar a uma terra longínqua sem saber o caminho. Ele precisou de um guia de confiança e seguro. Rafael desfez o nó do desconhecido, da insegurança e do medo de enfrentar uma terra estranha. É por esta razão que Rafael é o anjo da guarda daqueles que viajam, guia seguro dos peregrinos.

Graças a Rafael, Tobias vai ao encontro de sua futura esposa Sara. Rafael desfez o nó da solidão tanto para Sara quanto para Tobias. Por esta razão, há séculos os jovens pedem a Maria Desatadora dos Nós, sob a intercessão do arcanjo Rafael, um companheiro fiel para esta vida até a eternidade.

São Rafael liberta Sara de um demônio perverso que se opõe à realização do plano de deus unir o casal para gerar filhos santos. Asmodeu é um demônio de morte, de fracasso e de sonho destruído. O nó da solidão da vida de Sara gerado pelo Asmodeu foi desfeito, desatado por Rafael.

Rafael vai permitir também a Tobias recuperar um grande empréstimo feito por seu pai. Ele está desatando uma divida que Gabel tinha assumido frente a Tobit, pai de Tobias. Mais uma vez o arcanjo Rafael, a serviço de Maria Desatadora dos Nós, age em favor daqueles que emprestam dinheiro e tem dificuldades em recuperá-lo.

Rafael, com fel do peixe capturado nas águas do Rio Tigre vai curar os olhos do pai de Tobias. É por esta razão que há séculos rezamos a São Rafael para ficarmos livres da cegueira física e espiritual.

Graças a esta cura o pai de Tobias vai louvar e glorificar com muita alegria ao Senhor Deus.

A proteção do Arcanjo Rafael.

Para aqueles que têm dificuldades em louvar e glorificar a Senhor, é necessário pedir a São Rafael, protetor de todos os peregrinos da vida e companheiro fiel, sábio conselheiro, para nos ajudar a louvar ao Senhor na peregrinação desta vida. Que linda história! Todo o céu se move para nos mostrar que podemos ser mais felizes! Você, que nunca pensou em clamar ajuda e orientação ao Arcanjo São Rafael, faça-o. Acredito que não será decepcionado porque Deus envia os anjos para nos ajudar na peregrinação desta vida! Em algumas situações, fugindo de qualquer ajuda humana, é necessário chamar nosso anjo. Quando estamos em perigo, Rafael está pronto a nos socorrer à medida que pedimos ajuda a ele. A perseverança, o louvor, o abandono, atrai o amor divino e libera o poder do anjo. Quando Rafael está presente, mesmo invisível, o homem aprende que ele achará sua felicidade somente em Deus. Há tantas coisas que o homem não enxerga, não entende, não prova, não sente, não conhece, não ama, não canta… O anjo supera tudo isto.

REFERÊNCIAS DO TEXTO:

Texto escrito por Denis Bourgerie.

Pesquisa sobre a Pintura de Tobias e Rafael no rio Tigue; Guia completo da Bíblia, Seleções do Reader`s Digest, pg. 268.




  

Nenhum comentário: