sábado, 28 de julho de 2018

Momento Espírita: CUIDE DO SEU PENSAMENTO

 O organismo é excelente máquina constituída por equipamentos delicados, que são comandados pelo Espírito através do cérebro.

É igualmente laboratório de gigantescas possibilidades, sempre suscetível de auto desarranjar-se ou auto recompor-se conforme as vibrações emitidas pela mente.

Quando o indivíduo tem a propensão para o pessimismo, o ressentimento, o desamor, cargas nocivas são elaboradas e atiradas nos mecanismos encarregados de preservar-lhe a organização física, produzindo-lhe inúmeros males.

Igualmente, as disposições otimistas e afetuosas produzem energias refazentes, que recuperam os desarranjos momentâneos dos complexos órgãos que constituem o corpo humano.

A mente dispara o gatilho e o seu conteúdo vibratório, quando negativo, com emoções de ressentimento ou de raiva, de inveja, de ciúme ou anseio de vingança, desarmonizará o sistema imunológico, eliminando as substâncias que lhe são próprias, permitindo a instalação de doenças.

*   *   *

O estado natural de nosso corpo é o de equilíbrio, o de saúde.

É o Espírito, com sua invigilância e descaso, que o torna doente.

A alma adoecida, fragiliza e faz adoecer a vestimenta carnal.

Toda doença é sinal de que algo não está bem no paciente, que deve procurar o desencadeador moral da problemática. É um sinal, um aviso claro.

De nada adianta nos encharcarmos de medicamentos sem procurar solucionar a causa real de cada desequilíbrio físico.

Desde as seguidas dores de cabeça, os problemas gastrointestinais recorrentes, passando pelos problemas de pressão sanguínea, até as doenças cardíacas, cânceres, todos têm sua causa, inicialmente, na esfera do nosso pensamento.

Não somos simples vítimas indefesas das enfermidades que nos alcançam.

E será somente através da mudança de postura mental que poderemos estabelecer o processo da autocura, isto é, o refazimento do equilíbrio moral, que naturalmente causará o reequilíbrio físico.

Não se trata de um processo imediato, em muitos casos. Dependendo da profundidade da questão, do caráter da lesão que criamos, será necessário um bom tempo, uma vida toda, às vezes mais.

Não acreditemos que anos e anos de raiva contínua, de comportamento amargo, de ideias depravadas ou pessimistas, poderão ser resolvidos com uma boa dose de drogas e breves meses de terapia especializada.

O corpo é máquina delicada, sensível, e para reajustar o que desajustamos precisamos de uma mudança profunda e permanente.

Essa mudança passa pela renovação mental completa, pela adoção dos pensamentos gentis e nobres para com todos, buscando alegria em seu próprio viver e levando essa alegria a quem quer que seja que passe por nós.

*   *   *

Renovação, substituição são palavras chave.

Renovação de atitudes, de postura; substituição dos pensamentos nocivos pelos pensamentos edificantes, de concórdia e compreensão.

Pensemos nisso. Pensemos melhor e cuidemos do nosso pensar.

Nosso pensamento é força poderosa que aguarda direcionamento.

Cuidemos do nosso pensamento e não nos permitamos as tantas doenças que infelicitam o corpo físico.

Redação do Momento Espírita,
com base em texto da revista Reformador,
setembro de 1995, ed. FEB e no cap. 4,
do livro Seja feliz hoje, ed. LEAL,
ambas do Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco.
Em 26.7.2018.

Fonte: Momento Espírita
www,momento.com.br

Com Luz, Amor e gratidão
҉

Nenhum comentário: