sábado, 16 de março de 2019

Momento Espírita: TEMPESTADE E BONANÇA

Enquanto não entendemos as leis maiores da vida, passamos pela Terra sem compreensão mais profunda sobre os fatos que acontecem diariamente.

Nossos olhares então se focam no obscuro e, desconhecendo o real significado do que observamos, somos acometidos pelo medo e pela insegurança.

Não nos damos conta de que percebemos e sentimos tudo o que ocorre, conforme nosso entendimento.

Aos nossos olhos, a vida na Terra sempre foi permeada de momentos de paz e bonança, com outros de dificuldades.

No entanto, ao nos vermos diante de desafios e sombras que confundem nossa percepção, nos sentimos inseguros e passamos a retratar tais acontecimentos de forma superlativa.

As dificuldades são sentidas como tormentas a pôr em risco nossa capacidade de enfrentamento.

Uma ocorrência, que poderia ser considerada como simples ventania, nos parece um verdadeiro furacão a virar do avesso nossos sonhos e perspectivas.

Se um acontecimento mais grave nos chega ao conhecimento, logo imaginamos que é o fim do mundo, conforme histórias que ouvimos.

*   *   *

Quando nos entregamos ao desespero e ao desânimo, esquecemos completamente que não estamos em um barco à deriva.

Esquecemos que a vida é muito mais importante do que imaginamos e que o timoneiro permanece vigilante.

Se analisássemos os acontecimentos com tranquilidade, veríamos que toda tempestade tem outras razões além daquelas que podemos ver e perceber.

Se tivéssemos mais confiança em Deus, e compreendêssemos melhor suas leis, saberíamos que os raios que cortam os céus nesses momentos têm uma finalidade que muitas vezes desconhecemos: eliminar as energias nocivas da atmosfera.

Atentaríamos que no novo amanhecer, embora a paisagem se apresente tristonha, destroçada, a Providência nos favorece com a luz solar e a brisa suave, hálito Divino a abençoar a vida.

Confiaríamos que Deus sempre nos oferece novas dádivas, venturas, e a possibilidade de reconstrução.

*   *   *

Ao compreender melhor o sentido das leis Divinas que regem as nossas vidas, passaremos a bendizer as nossas tempestades, pelos benefícios que nos proporcionam.

Entenderemos que a escuridão que se faz, vez que outra, nos traz oportunidades de valorizar a luz do conhecimento e evoluir.

E que conquistamos nossa evolução pelo conhecimento e compreensão das leis Divinas e pela sua vivência em nosso dia a dia.

Portanto, se os acontecimentos se apresentarem sombrios, façamos a luz do entendimento em nosso interior e, sem desânimo, tenhamos a certeza de que Deus vela por todos.

Trabalhemos utilizando as bênçãos do tempo em nosso favor para o crescimento íntimo, que se faz urgente.

Esse trabalho deve se espalhar ao nosso redor, promovendo a tudo e a todos, abençoando a vida, as criaturas e a natureza.

Poder compreender e oferecer conforto, assistência, esclarecimento e paz, são bênçãos que propiciam a construção de um mundo melhor.

Em tempos de tempestade ou de bonança, façamos de nossas vidas mananciais de otimismo, esperança e paz, de confiança e de tranquilidade interior.

Redação do Momento Espírita.
Em 16.3.2019.

Fonte: Momento Espírita
www.momento.com.br
Luz, Amor e Gratidão
҉

Nenhum comentário: