segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Divaldo Franco: PARÁBOLAS E SÍMBOLOS


Pergunta-se, frequentemente, por qual razão falava Jesus por parábolas. 

A interrogação pode ser respondida após breve e cuidadosa reflexão. 

Desejando que a Sua mensagem ultrapassasse o tempo em que era enunciada e o lugar em que se fazia ouvida, não poderia ficar encerrada nas formulações verbais vigentes, pela pobreza da própria linguagem. 

Se assim fora, à medida que o tempo avançasse, ficaria superada em razão da maneira como fora formulada. 

Utilizando-se, porém, da parábola, do conhecimento dos símbolos, deu-lhe caráter de permanência em todas as épocas. 

A Semiótica ou disciplina que estuda os símbolos, demonstra a facilidade que os mesmos representam para o entendimento de tudo quanto é transcendental ou subjetivo, tornando-o de fácil identificação. Talvez o símbolo seja o recurso mais recurso de comunicação entre os seres humanos. 

Especialistas em paleontologia encontraram-nos gravados em cascas de ovos há mais de sessenta mil anos, o que confirma a sua perenidade. 

Todo símbolo reveste-se de um significado, não somente num como em todos os lugares, em qualquer idioma ou dialeto, facilitando o entendimento da sua representação. 

Demais, uma narrativa amena, em forma de parábola, facilmente é entendida, ao mesmo tempo, memorizada, e quando é narrada, embora se alterem as palavras, o símbolo nela incluído ressalta e preserva-lhe o significado. 

Convivendo com mentes pouco esclarecidas culturalmente, numa época de obscurantismo e de graves superstições, deveria superar os limites de então e coroar as futuras conquistas do conhecimento intelectual. 

Concomitantemente, o seu objetivo era o de insculpir o pensamento no imo das emoções, e as parábolas, por centrarem o seu significado nos símbolos, jamais seriam olvidadas ou adulteradas. 

Caberia à psicologia do futuro penetrar nos arcanos do inconsciente humano, no qual se arquivam todos os acontecimentos e se transformam em símbolos, que se fazem decompostos à medida que são liberados em catarse espontânea...

Uma figueira brava e uma rede de pescar, uma pérola e umasemente de mostarda em qualquer idioma e em todas as épocas preservam a sua realidade, facilitando o entendimento da narrativa na qual comparecem. 

Desejando apresentar o reino dos Céus de forma inconfundível como deveria ser, totalmente desconhecido então, explicitado num símbolo adquiria fácil compreensão dos ouvintes e mais acessível assimilação emocional. 

A moderna psicologia analítica, assim como a psicanálise penetram nos símbolos para interpretar os arquétipos, as heranças ancestrais, os mitos e contos de fadas, que se encontram arquivados nos recessos profundos do inconsciente humano. 

Recorrem aos sonhos e às associações, para desvelar as imagens sombreadas e guardadas em símbolo que, interpretados, facultam trabalhar-se os conflitos, a fim de dilui-los. 

Jesus foi e permanece sendo o mais qualificado psicoterapeuta da Humanidade, antecipando as doutrinas psicológicas, a fim de iluminá-las quando surgissem.

*   *   *
Todos os seres humanos têm no seu jornadear conflitos semelhantes aos do filho pródigo, que foge do lar, atraído pela ilusão do prazer e, tombando na realidade angustiante que desconhecia, retorna à segurança do pai generoso... 

Como expressar em profundidade excepcional a lição dobom samaritano, propondo o amor ao inimigo em forma de caridade compassiva, senão conforme o fez Jesus? 

A reflexão em torno das virgens loucas, insensatas e dasprudentes, que se preservaram, teoriza,  de forma segura, o significado da fidelidade ao dever de maneira muito especial. 

O pastor que vai em busca da ovelha extraviada, assim como a mulher que procura a dracma perdida, são especiais e inesquecíveis ensinamentos sobre a valorização e a dedicação pessoal. 

As extraordinárias imagens simbólicas de que Ele se utilizou para ser compreendido e dizer da Sua grandeza sem autoencômios nem relevações desnecessárias, refletem-Lhe a sabedoria: 

Eu sou a luz do mundo... 
- Eu sou a porta das ovelhas... 
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida... 
- Eu sou o pão da vida... 
- Eu sou a videira... 
- Aquele que beber da água que eu lhe der... 

Nas admoestações, os Seus célebres ais ainda convidam à meditação: 

Ai de vós os ricos!... 
- Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida!... 
- Ai do homem pelo qual vem o escândalo... 
- Ai de vós escribas e fariseus... 
- Ai de vós, porque sois semelhantes aos túmulos... 

Não menos enriquecedores são os postulados de amor e de promessa de plenitude em favor daqueles que Lhe forem fiéis: 

- O que fizerdes a um destes em meu nome... 
- Eu vos apresentarei a Meu Pai... 
- Eu vos mando como ovelhas mansas... 
- Eu os aliviarei... 

As canções de exaltação penetram, ainda hoje, a acústica de todas as almas, que Lhe ouvem os enunciados incomparáveis: 

Um homem tinha dois devedores... 
- Ide convidar os estropiados, os excluídos, os infelizes... 
- O Reino dos Céus é semelhante a um homem que... 
- Eu estarei convosco para sempre...
*   *   *
As suaves parábolas de Jesus são o coroamento melódico da sinfonia das bem-aventuranças que a Humanidade jamais olvidará.

Todos os seres humanos estão incluídos no sermão do monte, quando o amor se transforma na fonte inexaurível da trajetória evolutiva dos Espíritos. 

Por fim, Ele exclamou: 

O Reino dos Céus está dentro de vós... 
- Exultai!

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica de 6 de novembro de 2012, no Centro Espírita  Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia. Em 11.03.2013

Reblogado do website Dilvado Franco

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