domingo, 26 de setembro de 2010

ARMADILHA DE LOBOS

Mensagem psicofonada, em Reunião de Desobsessão, no ICE-CE, no dia 21/08/2010

Cerca de três quartos de todos os males que afligem a humanidade terrena, desde os conflitos existenciais até os transtornos mentais, dos desencontros e desavenças familiares às crises sociais, dos crimes e agressões às leis humanas às derrocadas morais, das indisposições cotidianas e fuga aos compromissos assumidos às enfermidades que agridem o corpo, têm como elementos determinantes ou coadjuvantes a ação dos Espíritos vingativos, perturbadores ou levianos.
De fato, a presença das inteligências desencarnadas interagindo com os homens domiciliados no mundo físico é de tal forma constante e de tal magnitude que não deve causar nenhuma perplexidade a constatação dessa dolorosa realidade aos seus investigadores.
O Espiritismo favorece-nos maior elucidação dos fenômenos pandêmicos da doença obsessiva, nos seus mais diversos aspectos e nuanças, não apenas pelo fundamento dos seus ensinos teóricos, como também pela aferição prática e objetiva dos fatos.
A influência obsessiva é encontrada no dia a dia de todas as crenças e descrenças, de modo que a imensa maioria dos distúrbios de conduta, das mudanças de comportamento e dos processos mórbidos em geral tem como elemento de destaque essa ação negativa.
No meio espírita, observa-se uma tendência ambígua na abordagem diagnóstica causal dessas situações morbosas, que consiste em atribuir responsabilidade integral à sanha obsessiva ou à sua negação veemente. Também contraditório é o costume de enxergar vinculações obsessivas nos pares, ao mesmo tempo em que se negligencia a possibilidade de envolvimento para si mesmo.
A análise espírita, no entanto, deve conduzir o observador à compreensão de que a elevada prevalência desses distúrbios entre nós resulta do estado de imperfeição dos que aqui, nesse nosso planeta, transitam incautos pelas estradas da educação anímica. Tudo isso agravado pelo descaso e pelo descompromisso com a vida, pela fixação infeliz e pelo estacionamento indébito nos arraiais cúpidos do prazer egoísta, das sensações ilimitadas, da sofreguidão pelos gozos da vida a qualquer custo.

Mensagem extraída do sitio do Instituto de Cultura Espírita do Ceará - http://www.ice-ceara.org.br/#
Av. Benjamin Barroso, 795 Monte Castelo - Fortaleza-CE - Tel: (85) 3283.6232 - E-mail: ice.ceara@gmail.com

Nenhum comentário: