Allan
Kardec da obra "O que é o Espiritismo"
108. Qual
a sede da alma?
A alma
não está, como geralmente se crê, localizada num ponto particular
do corpo; ela forma com o perispírito um conjunto fluídico,
penetrável, assimilando-se ao corpo inteiro, com o qual ela
constitui um ser complexo, do qual a morte não é, de alguma sorte,
mais que um desdobramento. Podemos figuradamente supor dois corpos
semelhantes na forma, um encaixado no outro,
confundidos
durante a vida e separados depois da morte. Nessa ocasião um deles é
destruído, ao passo que o outro subsiste.
Durante a
vida a alma age mais especialmente sobre os órgãos do pensamento e
do sentimento. Ela é, ao mesmo tempo, interna e externa, isto é,
irradia exteriormente, podendo mesmo isolar-se do corpo,
transportar-se ao longe e aí manifestar sua presença, como o provam
a observação e os fenômenos sonambúlicos.
109. Será
a alma criada ao mesmo tempo que o corpo, ou anteriormente a este?
Depois da
questão da existência da alma, é esta uma das questões mais
capitais, porque de sua solução dimanam as mais importantes
conseqüências; ela é a única capaz de explicar uma multidão de
problemas até hoje insolúveis, por não se ter nela acreditado.
De duas
uma: ou a alma existia, ou não existia antes da formação do corpo;
não pode haver meio-termo.
Com a
preexistência da alma tudo se explica lógica e naturalmente; sem
ela, encontram-se tropeços a cada passo, e, mesmo, certos dogmas da
Igreja ficam sem justificação, o que tem conduzido muitos
pensadores à incredulidade.
Os
Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos, como a
lógica, não podem deixar dúvidas a esse respeito.
Admita-se,
ao menos como hipótese, a preexistência da alma, e veremos
aplainar-se a maioria das dificuldades.
110. Se a
alma já existia, antes da sua união com o corpo tinha ela sua
individualidade e consciência de si?
Sem
individualidade e sem consciência de si mesma, seria como se não
existisse.
111.
Antes da sua união com o corpo, já tinha a alma feito algum
progresso, ou estava estacionária?
O
progresso anterior da alma é simultaneamente demonstrado pela
observação dos fatos e pelo ensino dos Espíritos.
112.
Criou Deus as almas iguais moral e intelectualmente, ou fê-las mais
perfeitas e inteligentes umas que as outras?
Se Deus
as houvesse feito umas mais perfeitas que as outras, não conciliaria
essa preferência com a justiça. Sendo todas as criaturas obra sua,
por que dispensaria ele do trabalho umas, quando o impõe a outras
para alcançarem a felicidade eterna? A desigualdade das almas em sua
origem seria a negação da justiça de Deus.
113. Se
as almas são criadas iguais, como explicar a diversidade de aptidões
e predisposições naturais que notamos entre os homens, na Terra?
Essa
diversidade é a conseqüência do progresso feito pela alma, antes
da sua união ao corpo. As almas mais adiantadas, em inteligência e
moralidade, são as que têm vivido mais e mais progredido antes de
sua encarnação.
114. Qual
o estado da alma em sua origem?
As almas
são criadas simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem
conhecimento do bem e do mal, mas com igual aptidão para tudo. A
princípio, encontram-se numa espécie de infância, sem vontade
própria e sem consciência perfeita de sua existência. Pouco a
pouco o livre-arbítrio se desenvolve, ao mesmo tempo que as idéias.
(O Livro dos Espíritos, nºs 114 e seguintes.)
115. Fez
a alma esse progresso anterior, no estado de alma propriamente dita,
ou em precedente existência corporal?
Além do
ensino dos Espíritos sobre esse ponto, o estudo dos diferentes graus
de adiantamento do homem, na Terra, prova que o progresso anterior da
alma deve fazer-se em uma série de existências corporais, mais ou
menos numerosas, segundo o grau a que ele chegou; a prova disto está
na observação dos fatos que diariamente estão sob os nossos olhos.
(O Livro dos Espíritos, nºs 166 a 222. — Revue Spirite, abril,
1862, páginas 97 a 106.)
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