segunda-feira, 8 de abril de 2013

COMO VOCÊ REAGE ÀS CRITICAS?


por Márcia Diniz


As críticas são opiniões de um determinado indivíduo acerca de algum assunto ou pessoa. Muitas vezes, elas são usadas para expressar certo descontentamento, sendo utilizadas como um meio de mostrar um lado insatisfeito e indignado de quem não aceita as pessoas como são.

Ser criticado é algo comum e corriqueiro, pois na interação com o ambiente humano vivemos a mercê do juízo alheio. A grande questão é “como” lidamos com as críticas e como processamos esse tipo de avaliação.

Uma pessoa que vive segundo o que acredita ser o correto para si, sem dúvida será criticada. Fazer o que gosta, ser como quer, ir aonde quer e com quem desejar traz um preço, pois quando nos agradamos totalmente, quase sempre desagradamos a alguém.

E porque isso acontece? Simples! Porque as pessoas sempre estão esperando que façamos algo por elas, que elas mesmas não fazem por si! Por isso, a “reprovação” alheia é algo muito fácil de acontecer. Somos taxados como egoísta ou tratados com indiferença, por sermos livres!

A crítica negativa mostra com clareza que a pessoa que a faz é imatura e ignorante com relação à diversidade da vida. Pois julga segundo seu ângulo de experiências e observações e se esquece de que para cada pessoa há uma verdade e uma forma particular de reagir às situações.

A crítica negativa também sugere uma possível inveja. Geralmente quem lança a crítica gostaria de ser como o criticado e como não consegue ser livre das amarras de sua vida, usa o juízo para amenizar suas frustrações.

Ao receber uma crítica, devemos apenas dizer em resposta que respeitamos a opinião alheia, sem entrar em maiores detalhes. Se nos aprovamos como somos, não temos que justificar nada para ninguém. Não discutir a respeito da critica é a prova de que estamos felizes conosco e satisfeitos com nossa verdade.

Claro que conversar sobre pontos de vistas diferentes é sempre comum, principalmente com pessoas mais próximas. Assim, aprendemos a respeitar a opinião do outro.

O grande desafio é continuar nos sentindo bem depois de uma critica. E para vencer isso, basta que tenhamos certeza da nossa posição em relação ao assunto e que fiquemos do nosso lado, sem permitir interferências de nenhuma natureza externa.

Paz e Luz,
Márcia Diniz


Originalmente publicado no website Os Filhos da Alva
Link da mensagem: http://os-filhos-da-alva.blogspot.com.br/2013/04/como-voce-reage-as-criticas.html

Nenhum comentário: