Sutilmente vai-se popularizando uma forma lamentável de revelação
mediúnica, valorizando as questões perturbadoras que devem receber tratamento
especial, ao invés de divulgação popularesca de caráter apocalíptico.
Existe um atavismo no comportamento humano em torno doDeus temor que
Jesus desmistificou, demonstrando que o Pai é todo Amor, e que o Espiritismo
confirma através das suas excelentes propostas filosóficas e ético-morais, o
qual deve ser examinado com imparcialidade.
Doutrina fundamentada em fatos, estudada pela razão e lógica, não admite
em suas formulações esclarecedoras quaisquer tipos de superstições, que lhe
tisnariam a limpidez dos conteúdos relevantes, muito menos ameaças que a
imponham pelo temor, como é habitual em outros segmentos religiosos.
Durante alguns milênios o medo fez parte da divulgação do Bem, impondo
vinganças celestes e desgraças a todos aqueles que discrepassem dos seus
postulados, castrando a liberdade de pensamento e submetendo ao tacão da
ignorância e do primitivismo cultural as mentes mais lúcidas e avançadas...
O Espiritismo é ciência que investiga e somente considera aquilo que
pode ser confirmado em laboratório, que tenha caráter derevelação universal, portanto,
sempre livre para a aceitação ou não por aqueles que buscam conhecer-lhe os
ensinamentos. Igualmente é filosofia que esclarece e jamais apavora,
explicando, através daLei de Causa e Efeito, quem somos, de
onde viemos, para onde vamos, porque sofremos, quais são as razões das penas e
das amarguras humanas... De igual maneira, a sua ética-moral é totalmente
fundamentada nos ensinamentos de Jesus, conforme Ele os enunciou e os viveu,
proporcionando a religiosidade que integra a criatura na ternura do seu
Criador, sendo de simples e fácil formulação.
Jamais se utiliza das tradições míticas greco-romanas, quais das Parcas,
sempre tecendo tragédias para os seres humanos, ou de outras quaisquer
remanescentes das religiões ortodoxas decadentes, algumas das quais hoje estão
reformuladas na apresentação, mantendo, porém, os mesmos conteúdos ameaçadores.
De maneira sistemática e contínua, vêm-se tornando comuns algumas
pseudorrevelações alarmantes, substituindo as figuras mitológicas de Satanás,
do Diabo, do Inferno, do Purgatório, por Dragões, Organizações demoníacas,
regiões punitivas atemorizantes, em detrimento do amor e da misericórdia de
Deus que vigem em toda parte.
Certamente existem personificações do Mal além das fronteiras físicas,
que se comprazem em afligir as criaturas descuidadas, assim como lugares de
purificação depois das fronteiras de cinza do corpo somático, todos, no
entanto, transitórios, como ensaios para a aprendizagem do Bem e sua fixação
nos painéis da mente e do comportamento.
O Espiritismo ressuscita a esperança e amplia os horizontes do
conhecimento exatamente para facultar ao ser humano o entendimento
a respeito da vida e de como comportar-se dignamente ante as situações
dolorosas.
As suas revelações objetivam esclarecer as mentes, retirando a névoa da
ignorância que ainda permanece impedindo o discernimento de muitas pessoas em
torno dos objetivos essenciais da existência carnal.
Da mesma forma como não se deve enganar os candidatos ao estudo
espírita, a respeito das regiões celestes que os aguardam, desbordando em
fantasias infantis, não é correto derrapar nas ameaças em torno de fetiches,
magias e soluções miraculosas para os problemas humanos, recorrendo-se ao
animismo africanista, de diversos povos e às suas superstições. No passado, em
pleno período medieval, as crenças em torno dos fenômenos mediúnicos
revestiam-se de místicas e de cerimônias cabalísticas, propondo a libertação
dos incautos e perversos das situações perniciosas em que transitavam.
O Espiritismo, iluminando as trevas que permanecem dominando incontáveis
mentes, desvela o futuro que a todos aguarda, rico de bênçãos e de
oportunidades de crescimento intelecto-moral, oferecendo os instrumentos hábeis
para o êxito em todos os cometimentos.
A sua psicologia é fértil de lições libertadoras dos conflitos que
remanescem das existências passadas, de terapêuticas especiais para o
enfrentamento com os adversários espirituais que procedem do ontem perturbador,
de recursos simples e de fácil aplicação.
A simples mudança mental pra melhor proporciona ao indivíduo a conquista
do equilíbrio perdido, facultando-lhe a adoção de comportamentos saudáveis que
se encontram exarados em O Evangelho segundo o Espiritismo, de
Allan Kardec, verdadeiro tratado de eficiente psicoterapia ao alcance de todos
que se interessem pela conquista da saúde integral e da alegria de viver.
Após a façanha de haver matado a morte, o conhecimento
do Espiritismo faculta a perfeita integração da criatura com a sociedade,
vivendo de maneira harmônica em todo momento, onde quer que se encontre,
liberada de receios injustificáveis e sintonizada com as bênçãos que defluem da
misericórdia divina.
A mediunidade, desse modo, a serviço de Jesus, é veículo de luz, de
seriedade, dignificando o seu instrumento e enriquecendo de esperança e de
felicidade todos aqueles que se lhe acercam.
Jamais a mediunidade séria estará a serviço dos Espíritos zombeteiros,
levianos, críticos, contumazes de tudo e de todos que não anuem com as suas
informações vulgares, devendo tornar-se instrumento de conforto moral e de
instrução grave, trabalhando a construção de mulheres e de homens sérios que se
fascinem com o Espiritismo e tornem as suas existências úteis e enobrecidas.
Esses Espíritos burlões e pseudossábios devem ser esclarecidos e
orientados à mudança de comportamento, depois de demonstrado que não lhes
obedecemos, nem lhes aceitamos as sugestões doentias, mentirosas e apavorantes
com as histórias infantis sobre as catástrofes que sempre existiram, com as
informações sobre o fim do mundo, com as tramas intérminas a
que se entregam para seduzir e conduzir os ingênuos que se lhes submetem
facilmente...
O conhecimento real do Espiritismo é o antídoto para essa onda de revelações
atemorizantes, que se espalha como um bafio pestilencial, tentando mesclar-se
aos paradigmas espíritas que demonstraram desde o seu surgimento a legitimidade
de que são portadores, confirmando o Consolador que Jesus
prometeu aos seus discípulos e se materializou na incomparável Doutrina.
Ante informações mediúnicas desastrosas ou sublimes, um método eficaz
existe para a avaliação correta em torno da sua legitimidade, que é a universalidade
do ensino, conforme estabeleceu o preclaro Codificador.
Desse modo, utilizando-se da caridade como guia, da oração como
instrumento de iluminação e do conhecimento como recurso de libertação, os
adeptos sinceros do Espiritismo não se devem deixar influenciar pelo moderno
terrorismo de natureza mediúnica, encarregado de amedrontar, quando o objetivo
máximo da Doutrina é libertar os seus adeptos, a fim de os tornar felizes.
Vianna de Carvalho
Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no
dia 7 de dezembro de 2009, durante o XVII Congresso Espírita
Nacional, em Calpe, Espanha.
Em 09.04.2012.
Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no
dia 7 de dezembro de 2009, durante o XVII Congresso Espírita
Nacional, em Calpe, Espanha.
Em 09.04.2012.
Reblogado do website Divaldo Franco
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