quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ho’oponopono: QUEM SOU EU? QUEM É O RESPONSÁVEL?


Ho’oponopono
QUEM SOU EU?
QUEM É O RESPONSÁVEL?
Ihaleakala Hew Len, Ph.D.
 

Obrigado por me acompanhar na leitura deste artigo. Eu sou muito grato.
Eu amo Identidade Própria Ho’oponopono e o querido Morrnah Nalamaku Simeona, Kahuna Lapa’au, quem graciosamente compartilhou comigo em Novembro de 1982. Este artigo é baseado em pensamentos documentados em meu notebook, em 2005.
09 de Janeiro de 2005

Problemas podem ser resolvidos sem perceber que o “inferno” existe! Perceber e apreciar isso é um alívio e uma alegria absolutos para mim.
Solucionar Problemas, parte do propósito da existência, é do que trata a Identidade Própria Ho’oponopono. Para solucionar problemas, duas questões devem ser respondidas:
Quem sou eu?
Quem é o responsável?
Entender a natureza do Cosmos começa com o insight de Sócrates: “Conheça-te a ti mesmo”
21 de Janeiro de 2005

Quem é o responsável?

Muitas pessoas, incluindo aqueles da comunidade científica, estão de acordo como o mundo sendo uma entidade física. Pesquisas atuais no DNA para identificar as causas e curas para doenças cardíacas, câncer e diabetes são o principal exemplo disso.

A Lei da Causa e Efeito

Modelo Físico
Causa                                Efeito
Deficiência do DNA         Doença do Coração
Deficiência do DNA         Câncer
Deficiência do DNA         Diabetes
Física Problemas             Físicos
Física Problemas             Ambientais

O intelecto, a Mente Consciente, acreditam que são solucionadores de problemas. Que controlam o que acontece e o que é experenciado.
No livro User Illusion: Reduzindo a Consciência de Tamanho, o jornalista da ciência Tor Norretranders pinta uma imagem diferente da Consciência. Ele cita estudos e pesquisas, particularmente do Professor Benjamin Libet, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que mostra que decisões são tomadas antes que a Consciência as faça. E que o intelecto não é sabedor disso, acreditando que ele decide.

Padrões

Do momento do meu nascimento
Ao instante da minha morte
Tem padrões que eu devo seguir
Assim como eu devo respirar cada respiração.
Como um rato num labirinto
O caminho diante de mim se estabelece
E o padrão nunca se altera
Até o rato morrer.
E o padrão ainda permanece
Na parede onde a escuridão caiu
E se ajusta como deveria
Porque na escuridão eu deveria ficar.
Como a cor da minha pele
Ou o dia em que eu cresci
Minha vida é feita de padrões
Que dificilmente podem ser controlados.
Paul Simon, Poeta

Norretranders também cita pesquisa que mostra que o Intelecto é consciente de somente 15 a 20 bits de informação por segundo, dos milhões de reações anunciadas.  Se não o Intelecto, Consciência, então, quem é o responsável?
08 de Fevereiro 2005


Recordações ditam quais as experiências da Mente Subconsciente.
A Mente Subconsciente experencia, de forma indireta, imitando, ecoando recordações. Comportam-se, experimentam, sentem, e decidem exatamente como as memórias ditam. A Mente Consciente também opera, sem anunciar, pelas recordações. Elas ditam que são as experiências, como mostram os estudos de pesquisa. 

A Lei da Causa e do Efeito
Self Identity Ho’oponopono

Causa e Efeito
Recordações dentro da Mente Subconsciente Físico – Doença do coração, Câncer, Diabetes
Recordações dentro da Mente Subconsciente Problemas Físicos – No Corpo, No Mundo

O corpo e o mundo residem na Mente Subconsciente como criações de recordações, raramente como Inspirações.
23 de Fevereiro de 2005

A Mente Subconsciente e a Mente Consciente, incluindo a Alma, não geram idéias próprias, pensamentos, sentimentos e ações. Como notado antes, elas experenciam forma indireta, através das recordações e Inspirações.
É essencial entender que a Alma não gera experiência para ela. Que ela experimenta o que a memória experimenta; sente o que a memória sente; comporta-se como a memória se comporta e decide como a memória decide. Ou, raramente, experencia, sente, se comporta e decide como a Inspiração experencia, sente, se comporto e decide! É crucial na solução de problemas entender que o corpo e o mundo não são os problemas deles mesmos, mas os efeitos, as consequencias, as recordações da Mente Subconsciente. Quem é o responsável?
12 Março 2005

O Vazio é o fundamento da Identidade Própria, da Mente, do Cosmos. É o estado precursor da infusão de Inspirações da Inteligência Divina para o interior da Mente Subconsciente.

Tudo que os cientistas sabem é que o Cosmos foi gerado do nada, e retornará para o nada, para o lugar de onde veio. O Universo começa e termina no zero.
Charles Seife, ZERO: The Biography of a Dangerous Idea



VOID = VAZIO
INFINITE = INFINITO
DIVINE INTELLIGENCE = INTELIGÊNCIA DIVINA
SUPERCONSCIOUS MIND = MENTE SUPER CONSCIENTE
CONSCIOUS MIND = MENTE CONSCIENTE
SUBCONSCIOUS MIND = MENTE SUBCONSCIENTE

Recordações desordenam o Vazio da Identidade Própria, impedindo a Manifestação das Inspirações... Para remediar essa desordem, para restabelecer a Identidade Própria, as memórias precisam ser transformadas no Vazio através da transmutação da Divina Inteligência. 

“LIMPE, apague, apague e encontre seu próprio Shangri-La. Onde? Dentro de vocês mesmos.”
Morrnah Nalamaku Simeona, Kahuna Lapa’au

Nem torre de pedra, nem paredes de metal batido, Nem o calabouço abafado, nem argolas fortes de ferro, podem ser retidos da força do espírito.
William Shakespeare, Playwright
22 de Março de 2005

A Existência é um presente da Inteligência Divina. E o presente é concedido para o único propósito do restabelecimento da Identidade Própria através da solução de problemas. 

Identidade Própria Ho’oponopono

É uma versão atualizada do antigo processo de arrependimento, perdão e transmutação Havaiano de solução de problemas.

Não julgues, e não serás julgado.
Não condenes, e não serás condenado.
Perdoe e serás perdoado.
Jesus-  Lucas 6

Ho’oponopono envolve a participação completa de cada um dos quatro membros da Identidade Própria: Inteligência Divina, Mente Super Consciente, Mente Consciente e Mente Subconsciente, trabalhando juntas como uma unidade. Cada membro tem função e partes únicas na solução dos problemas das memórias repetitivas na Mente Subconsciente.

A Mente Super Consciente é livre de memórias, não é afetada pelas recordações da Mente Subconsciente É sempre una com a Inteligência Divina. De qualquer forma, a Inteligência Divina se move assim como se move a Mente Super Consciente.

 A Identidade Própria opera pela Inspiração e memória. Somente uma delas, memória ou Inspiração, podem ser comandados pela Mente Subconsciente, a qualquer momento. 

A Alma da Identidade Própria serve somente um mestre a cada vez, usualmente a memória do espinho ao invés da Inspiração da Rosa.

Diagram 2 Diagram 3
Identidade Própria Identidade Própria
Estado de Inspiração Estado da Recordação

STATE OF INSPIRATION = ESTADO DE INSPIRAÇÃO
STATE OF MEMORY REPLAYING = ESTADO DE RECORDAÇÃO
30 de Abril de 05

”Eu sou o próprio consumidor da minha infelicidade”
John Clare, Poet

O Vazio é o lugar comum, o equalizador de todas as Identidades Próprias, “animadas” e “inanimadas”. É a fundação eterna e indestrutível de todo Cosmos, observado e não observado.

Uma casa dividida com ela mesma não pode se sustentar.
Abraham Lincoln, Presidente dos Estados Unidos.
12 de Maio de 2005


A Mente Consciente pode iniciar o processo Ho`oponopono para liberar as memórias ou pode engajá-las com responsabilidade e pensamento.

Diagram 4 Self Identity Ho’oponopono
(Resolvendo o Problema)
Arrependimento & Perdão


 
1. A Mente Consciente inicia o processo Ho’oponopono de solução de problemas, o pedido para a Inteligência Divina transforma memórias em vazio. Reconhece que o problema são recordações na Mente Subconsciente. E que elas são 100% responsáveis por isso. O pedido se move para baixo, da Mente Consciente para a Mente Subconsciente;

2. O fluxo desce da solicitação para dentro da Mente Subconsciente e gentilmente movimenta as memórias para transmutação. A solicitação, então, sobe para a Mente Super Consciente da Mente Subconsciente e,

3. A Mente Super Consciente examina a solicitação, fazendo as mudanças apropriadas. Porque ela sempre está em sintonia com a Inteligência Divina, ela tem a capacidade de examinar e fazer mudanças. A solicitação é, então, enviada para a Inteligência Divina, para análise final e consideração.

Diagram 5
Identidade Própria Ho’oponopono
(Resolvendo o Problema)
Transmutação pela Inteligência Divina

4. Depois de analisar a solicitação enviada pela Mente Super Consciente, a Inteligência Divina envia energia transformada para a Mente Super Consciente;

5. A energia transformada flui da Mente Super Consciente para a Mente Consciente; 

6. A energia transformada flui da Mente Consciente para a Mente Subconsciente. A energia transformada primeiro neutraliza as memórias designadas. A energia neutralizada é, então, liberada para armazenamento, deixando um vazio.

12 de Junho de 2005

Pensamento e culpa (Veja gráfico 3) são recordações.
A alma pode ser inspirada pela Inteligência Divina sem saber que o inferno está chegando. O único requisito para Inspiração, Criatividade Divina, é que a Identidade Própria seja ela mesma. Ser Identidade Própria requer incessante limpeza de memórias.

Memórias são companheiras constantes da Mente Subconsciente. Elas nunca deixam a Mente Subconsciente sair “de férias”. Elas nunca deixam a Mente Subconsciente se retirarem para dentro de si mesmas. Memórias nunca param de recordar, incessantemente!

Para acabar de uma vez por todas com as memórias, elas devem ser apagadas também de uma vez por todas.
5 de Maio de 2005

Para Identidade Própria ser Identidade Própria, momento a momento, requer Ho'oponopono incessante. Como as memórias, incessante Ho'oponopono nunca pode sair de férias. Incessante Ho'oponopono nunca pode se aposentar. Incessante Ho'oponopono nunca pode dormir. Incessante Ho'oponopono nunca pode parar como...
30 de Junho de 2005

O propósito de vida é ser Identidade Própria, como a Divindade criou a Identidade Própria, em sua semelhança exata, Vazio e Infinito.
Todas as experiências de vida são expressões de recordações e Inspirações. Depressão, pensamento, culpa, pobreza, ódio, ressentimento e aflição são "...frentes de lamentações", como Shakespeare notou em um dos Sonetos dele. A Mente Consciente faz a escolha: pode iniciar uma incessante limpeza ou pode permitir problemas de recordações incessantemente.
12 de Dezembro de 2005

Consciência trabalhando sozinha é ignorante do presente mais precioso da Divina Inteligência: Identidade Própria. Como tal, é ignorante do que é um problema. Esta ignorância resulta em solução de problema ineficaz. Pobre alma, é deixada continuamente, inútil sofrimento para toda sua existência. Como é triste.

A Mente Consciente precisa estar acordada para o presente da Identidade Própria, “…abundância além de toda compreensão.” 

A Identidade Própria é indestrutível e eterna como é seu Criador, a Divina Inteligência. A conseqüência de ignorância é a falsa realidade da estúpida e cruel pobreza, doença, guerra e morte, geração após geração.
24 de Dezembro de 2005 

O físico é a expressão de memórias e Inspirações que acontecem na Alma da Identidade Própria. Mude o estado de Identidade Própria e o estado do mundo físico mudará. Quem é o responsável...Inspiração ou recordações? A escolha está nas mãos da Mente Consciente.
7 de Fevereiro de 2006 (A Leap into 2006)

Temos quatro (4) processos de solução de problemas Ho'oponopono de Identidade Própria e que podem ser aplicados para restabelecer a Identidade Própria através do esvaziamento das recordações dentro Mente Subconsciente: 

1. "Eu te amo”. Quando sua Alma experenciar problemas de recordações, diga para elas mentalmente ou silenciosamente: "Eu te amo queridas memórias. Eu agradeço pela oportunidade de libertar tudo de você e de mim".
"Eu te amo", pode ser repetido mentalmente novamente e novamente.

Memórias nunca saem “de férias” ou se aposentam, a menos que você as aposente. "Eu te amo", pode ser usado até mesmo se você não estiver consciente dos problemas.

Por exemplo, pode ser aplicado antes de se ocupar de qualquer atividade como fazendo ou respondendo um telefonema ou antes de entrar em seu carro para ir a algum lugar.

2. “Obrigado”. Este processo pode ser usado com ou no lugar de “Eu te amo”. Como “Eu te amo”, ele pode ser repetido mentalmente, novamente e novamente.

3. Água solar azul: Beber muita água é uma maravilhosa e prática solução de problema, particularmente se é água solar azul. Adquira um recipiente de vidro azul com uma cobertura não-metálica. Verta água de torneira no recipiente. Coloque o vidro azul no sol ou sob uma luz incandescente (não lâmpada florescente) durante pelo menos uma hora. Depois que a água está solarizada (alterada por exposição à luz solar), pode ser usada de vários modos. Beba-a. Cozinhe com ela. Como uma limpeza depois de um banho ou chuva. Frutas e legumes amam serem lavados em água solar azul! Assim como os processos "Eu te amo" e "Obrigado”, água solar azul esvazia problemas de recordações na Mente Subconsciente. Assim, beba sempre!

4. Morangos e mirtilo: Estas frutas esvaziam memórias. Elas podem ser comidas frescas ou secas. Eles podem ser consumidos como compota de frutas, geléias e xarope com sorvete!
27 de Dezembro de 2005 (A Leap Back Into 2005)

Eu peguei a ideia alguns meses atrás de um glossário dos "caracteres" essenciais em Identidade Própria Ho'oponopono. Você pode se familiarizar com cada um deles quando tiver tempo.

1. Identidade Própria: eu sou a Identidade Própria. Eu sou composto de quatro elementos: Divina Inteligência, Mente Super Consciente, Mente Consciente e Mente Subconsciente. Minha fundação, Vazio e Infinito, é uma réplica exata da Divina Inteligência.

2. Inteligência Divina: Eu sou a Divina Inteligência. Eu sou o Infinito. Eu crio Identidades Próprias e inspirações. Eu transmudo recordações para o vazio.

3. Mente Super Consciente: Eu sou a Mente Super Consciente. Eu vigio as Mentes Conscientes e Subconscientes. Eu reviso e faço mudanças apropriadas dentro das solicitações Ho'oponopono para a Divina Inteligência iniciada pela Mente Consciente.Eu não sou afetado por recordações dentro da Mente Subconsciente. Eu sou sempre um com o Divino Criador.

4. Mente Consciente: Eu sou a Mente Consciente. Eu tenho o presente de escolha. Eu posso permitir contínuas experiências de memórias ditando para a Mente Subconsciente e para mim ou eu posso iniciar a liberação delas através do contínuo Ho’oponopono. Eu posso pedir por direções para a Divina Inteligência.

5. Mente Subconsciente: Eu sou a Mente Subconsciente. Eu sou o depósito de todas as memórias acumuladas do inicio da criação. Eu sou o lugar onde as experiências são experenciadas como recordações ou como Inspirações. Eu sou o lugar onde o corpo e o mundo residem como recordações e Inspirações. Eu sou o lugar onde problemas vivem como memórias de reação. 

6.Vazio: Eu sou o Vazio. Eu sou o fundamento da Identidade Própria e do Cosmos. Eu sou onde Inspirações saltam adiante da Divina Inteligência, o Infinito. Recordações dentro da Mente Subconsciente me deslocam, mas não me destroem, impedindo o influxo de Inspirações da Divina Inteligência...

7. Infinito: Eu sou o Infinito, Divina Inteligência. Inspirações fluem como rosas frágeis de mim para o Vazio da Identidade do Ego, facilmente deslocado pelos espinhos das memórias.

8. Inspiração: Eu sou a Inspiração. Eu sou uma criação do Infinito, da Divina Inteligência. Eu manifesto do Vazio para dentro da Mente Subconsciente. Eu sou experimentada como uma marca de novo evento. 

9. Memória: Eu sou a memória. Eu sou um registro de experiências passadas dentro da Mente Subconsciente. Quando ativada, eu repito experiências passadas.

10. Problema: Eu sou problema. Eu sou uma recordação de experiências passadas que entra novamente na Mente Subconsciente.

11. Experiência: Eu sou experiência. Eu sou o efeito das recordações ou Inspirações dentro da Mente Subconsciente.

12. Sistema Operacional: Eu sou o Sistema Operacional. Eu funciono a Identidade Própria com o Vazio, Inspiração e Memória. 

13. Ho’oponopono: Eu sou Ho’oponopono. Eu sou um antigo processo de solução de problemas Havaiano, atualizado para os dias de hoje por Morrnah Nalamaku Simeona, Kahuna Lapa’au, reconhecido como um tesouro vivo no Havaí em 1983. Eu sou composto de três elementos: arrependimento, perdão e transmutação. Eu sou uma solicitação iniciada pela Mente Consciente para a Divina Inteligência para esvaziar as memórias para restabelecer a Identidade Própria. Eu começo dentro da Mente Consciente. 

14. Arrependimento: Eu sou o arrependimento. Eu sou o começo do processo Ho’oponopono iniciado pela Mente Consciente como uma solicitação para a Divina Inteligência para transmutar as memórias para o vazio. Comigo, a Mente Consciente reconhece a responsabilidade pelos problemas das recordações dentro da Mente Subconsciente, tendo criado, aceitado e acumulado elas.

15. Perdão: Eu sou o Perdão. Junto com o Arrependimento, eu sou uma solicitação da Mente Consciente para o Divino Criador, para transformar memórias dentro da Mente Subconsciente em vazio. A Mente Consciente não está somente triste, está também pedindo perdão para a Divina Inteligência.

16.Transmutação: Eu sou a Transmutação. A Divina Inteligência me usa para neutralizar e liberar memórias para o Vazio dentro da Mente Subconsciente. Eu estou disponível para uso somente pela Divina Inteligência.

17. Riqueza: Eu sou a Riqueza. Eu sou a Identidade Própria.

18. Pobreza: Eu sou a Pobreza. Eu sou recordações. Eu desloco a Identidade Própria, impedindo a infusão de Inspirações da Divina Inteligência para a Mente Subconsciente.

EU TE DESEJO PAZ ALÉM DE TODA A COMPREENSÃO.
Ihaleakala Hew Len, Ph.D.
Chairman Emeritus

Fonte: The Foundation of I, Inc. Freedom of the Cosmos
www.hooponopono.org
Traduzido por: Roberto Gasi

Reblogado de Luz de Gaia





Nenhum comentário: