sexta-feira, 26 de julho de 2013

ALECRIM – CURA, MAGIA e SIMPATIAS

Alecrim - a planta mágica
O Alecrim é uma planta cujo nome botânico é Rosmarinus Officinalis, originária do Mediterrâneo (crescia espontaneamente em suas areias), seu nome latino marinus significa “o orvalho do mar”, de odor forte e quente, pertence à família das labiadas. É um arbusto forte com folhas pontiagudas como as do pinheiro. Sozinho vale por uma farmácia medicinal e cosmética.

Conta à lenda que suas flores eram originalmente brancas, mas, após seu contato com Nossa Senhora acompanhada pelo menino Jesus durante a fuga do Egito, tornaram-se da cor azul. Outra curiosidade é que se fala que um pé de alecrim jamais terá sua altura superior a de Cristo quando adulto.

No Antigo Egito era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para proteção e limpeza energética de espaços, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).Desde os tempos antigos, acredita-se que auxilia a memória e os estudantes gregos tinham o hábito no período de exames, entrelaçarem ramos de alecrim em seus cabelos quando estudavam. Também era usado em casamentos, enterros, igrejas e hospitais para dar sorte, purificar o ambiente (poder anti-séptico).

No século VI, o Rei Carlos Magno decretou que o alecrim deveria ser plantado em todos os jardins do império.

Lenda a respeito do alecrim:

Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas.

O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice.

O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.

Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas.

Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.

'O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.

Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.

Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria.

Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando.

E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos.

Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.

Propriedades

Enfim, o alecrim tem várias propriedades dentre elas é analgésica, estimulante do córtex adrenal, cicatrizante, hipertensora, estimulante, cefálica, antiespasmódica. Dentro seus usos confortam a mente, a memória, excelente para os casos de doenças reumáticas (que são várias), estimula os nervos para os casos de perda de função nervosa, paralisia, perda de fala, pressão baixa, infecções intestinais, flatulência, problemas digestivos, etc. A nível emocional fortalece a auto-estima, dá coragem e auxilia a crianças com estrutura emocional passiva que não respondem à agressão vivida, também excelente para os casos de depressão. Trabalha a noção de tempo físico, com a pressa e sensação de que não temos tempo para nada. A nível energético é um costurador do plexo solar , restitui a energia perdida e casos de exaustão.

O alecrim não é indicado para hipertensos, pessoas epiléticas, alcoólatras e mulheres grávidas.

Seu óleo essencial puro é estimulante da memória e do bom humor. Fortalece a mente quando há esgotamento. Auxilia na clareza de pensamentos. Útil nas dores musculares, reumatismo e resfriado. É um tônico geral, relaxante. Usado em calvície e anti-caspa. Bom para queda de cabelos e como rejuvenescedor da pele. Cicatrizante. Uso em feridas, hipotensão, arteriosclerose, asma, debilidade, desmaios, dor de cabeça, distúrbios hepáticos, gota, cuidado da pele, palpitações, enxaqueca, distúrbio nervoso, fadiga mental, gripe e resfriado, dismenorréia, pedra na vesícula.
Não usar durante a gravidez e nem em epiléticos.

Rudolf Steiner que relata que o alecrim fortalece o “Eu” fortalece processos sanguíneos e estimula o metabolismo.

O Floral elaborado com as flores do Rosmarinus officinalis é encontrado no Sistema da Flower Essence Society (FES) da Califórnia, Estados Unidos, no Sistema Francês de Philippe Deroide, e no Sistema de Minas, Itaúnas, Estado de Minas Gerais, Brasil.

Na FES o nome conhecido é Rosemary que despertam o indivíduo para viver o presente, “encarnar”, ancorar, desperta, promove clareza mental, vitaliza, esquenta (para pessoas com mãos e pés frios), fortalece a vontade, restaura confiança na vida, indicadas para pessoas que se ausentam do corpo físico (sonolentas). Indicada para esquecimentos, pois, fortalece a memória, portanto, auxilia nos estudos, pessoas com problemas circulatórios e reumáticos. Aquece a alma, reconecta. No Francês, é chamado Romarin também menciona que aquece a alma, indicado para aqueles que sentem dificuldade de integrar a energia espiritual e não sentem o “calor interior” da alma. Este estado a nível físico se manifesta em problemas circulatórios e por sentir frio. Esta essência floral é estimulante, traz a qualidade de despertar, são recomendadas para os desorientados, esquecidos (perda de memória), sonolência e pessoas idosas. Destinada a aqueles que têm dificuldade de habitar o corpo ou pessoas exauridas por fadiga intelectual. Segundo Gurudas equilibra o corpo emocional, traz alegria e sensibilidade a pessoas mal humoradas e reservadas. No Sistema Minas é indicada para distraídos, desatentos. As indicações assemelham-se nos vários sistemas florais, muito embora o primeiro floral a base de rosmarinus tenha sido elaborado pela FES. Na verdade a aplicação do Rosmarinus é compatível com o Floral do Sistema Bach Clematis (oriundo das flores silvestres da planta Clematis vitalba) na questão do aprendizado, no estar presente, ancorar na terra embora, não seja integralmente igual em sua indicação.

De qualquer forma o uso correto é com responsabilidade terapêutica num contexto de processo e acompanhado por um profissional qualificado.

Seja com objetivo de auxiliar um jovem que vai prestar vestibular, uma pessoa que apresenta uma doença crônica tipo reumática, envelhecimento, deve ser avaliado caso a caso. Exemplo: uma pessoa com problema reumático não melhorará só com esta essência floral, a ela deverá ser acrescentada outras que contemplem as queixas e questões inerentes a estes pacientes conforme pesquisa científica realizada BITTAR, Rosangela V., Doenças Reumáticas: O Alívio do Sofrimento na Perspectiva da Terapia com Essências Florais.

Concluindo, o Alecrim é uma benção da mãe natureza, que pode ser utilizado de diversas formas como chás, bouquet floral, banhos, óleos e cremes para massagem, réchaud sempre criteriosamente.

CURA

Pesquisadores americanos fizeram descobertas de novas propriedades medicinais no alecrim. Passou a ser, também, um grande aliado para a agilidade mental e pode ser usado para combater e tratar a Doença de Alzheimer, forma mais comum de demência, que atinge mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para testar por si mesmo o resultado deste estudo, experimente esmagar, ou picar, um punhado de folhas de alecrim e cheire profundamente. Em seguida resolva palavras cruzadas. Verá que poderá atingir um tempo recorde.

A descoberta ocorreu depois de um estudo junto a 20 trabalhadores de escritório. Aos voluntários foram dados testes matemáticos de subtração, e tarefas específicas para avaliar a rapidez de processamento mental de novas informações. As avaliações foram repetidas antes e depois de cheirar folhas de alecrim.

Os funcionários com melhor desempenho eram aqueles com maior concentração do composto 1, 8-cineol, abundante no alecrim. Com este resultado os pesquisadores mostraram-se empenhados em desenvolver novos estudos, que acreditam, podem elevar a aromaterapia a outro patamar.

O grande impulso que proporciona à função cerebral só reforça a lista de benefícios do alecrim. Esta erva possui um longo histórico de cura. Popular como ingrediente principal em produtos de higiene pessoal, também pode ser usada para repelir pulgas e piolhos, ou tratar problemas capilares. O alecrim é tão versátil em suas propriedades que funciona como analgésico, adstringente, antidepressivo, antireumático, antisséptico, e antiespasmódico.

Suas folhas são ricas em antioxidantes, que protegem nossas células contra os radicais livres. Estes, os responsáveis pelo surgimento do câncer e de doenças cardíacas, entre outros malefícios à saúde.

O alecrim é cheio de estatísticas positivas em todo o planeta. Nos países onde seu uso é tradicional nas refeições diárias o câncer e as doenças degenerativas têm índices significativamente baixos.

Descobertas-novas-propriedades-medicinais-no-alecrim3.jpg

Experimente incorporar esta erva como tempero para garantir o acesso a seus benefícios. E na próxima vez que comprar alecrim, separe um galho, ou dois, e plante num vaso pequeno. Assim, estará mais à mão todas as vezes que precisar de maior clareza mental, de cuidar dos cabelos, ou de aliviar dores, num exemplo.

Alecrim te deixa mais inteligente!

O alecrim, de acordo com aromaterapeutas, pode ser usado para tratar uma série de dores e mal-estares como dores de cabeça, fadiga e dores musculares. Agora, uma nova descoberta da ciência nos mostra que a mesma erva utilizada para fazer chá e temperos pode nos deixar mais rápidos e mais inteligentes.

Um grupo de cientistas britânicos da universidade de Northumbria descobriu que um dos componentes principais na composição do alecrim é capaz de melhorar a velocidade e precisão em tarefas cognitivas.

Para o experimento, os cientistas fizeram os voluntários executarem problemas de subtração em série e tarefas de processamento visual (como jogos da memória e quebra-cabeças) em um ambiente onde estava sendo dispersado o óleo essencial de alecrim. Após a análise dos dados e dos grupos de controle, fora constatado que os indivíduos que fizeram as tarefas com a fragrância de alecrim não só foram mais rápidos como também mais precisos durante os testes.

Esta descoberta traz novas implicações para os conceitos de Marketing Olfativo, pois afeta diretamente a produtividade das pessoas. Em um escritório, por exemplo, o uso de alecrim pode criar um ambiente mais focado para a criatividade além de relaxar os funcionários, como em qualquer outro lugar onde um impulso no campo cognitivo seja benéfico.


O ALECRIM Como Remédio Caseiro.

Todos sabem usar ginseng; para que serve o ginseng; as inúmeras vantagens do ginseng.

O que muita gente não saberá, por certo, é que o Alecrim faz exactamente os mesmos efeitos, com inúmeras vantagens, a começar pelas vantagens económicas:

Um pacote de ginseng, para chá, custa cerca de 5 euros; um pacote de alecrim custa menos de um euro e rende, pelo menos, quatro ou cinco vezes mais.Tal como o ginseng, o alecrim também faz aumentar a tensão arterial (embora sejam mais frequentes os casos de taquicardia relacionados com o ginseng).

O Alecrim tem aplicações muito vastas: USA-SE para as afecções dos rins, calculoses, vómitos, indigestões, vertigens e tonturas, reumatismo, anemia, sistema imunitário, diarreia, epilepsia, vesícula, MEMÓRIA, cansaço, etc.;

É anti-séptico; usa-se, em lavagens, para problemas de pele (juntamente com outras plantas) e usa-se também como tónico capilar e, juntamente com a salva, para combater a caspa;

Tal como o ginseng, é estimulante, favorece a actividade mental (memória), tónico cardíaco, para problemas de hipotensão (pressão baixa) mas também se usa para os nervos, stress, ansiedade.

Nos melhores tratamentos para os nervos e o stress usam-se estimulantes, de manhã e calmantes, ao fim da tarde…

O uso popular consagra o ALECRIM como remédio infalível para curar anemias, assim:
Receita: colher um galho de Alecrim, juntar a um copo de água (cerca de 200 ml) e deixar ferver durante 5 a 10 minutos, em lume brando. Deixar descansar por 10 minuto, coar e beber meio cálice, todas as manhãs, em jejum, mantendo em frigorífico (geladeira).
"Dizem" que, repetindo este tratamento 5 vezes (cerca de 1 litro de chá) se consegue curar qualquer anemia, por mais rebelde que seja.

Tratamento (testado) para Tonturas e Sequelas de Derrames
Preparar um chá com:
· Uma colher de chá de erva-doce
· Uma colher de chá de alecrim
· Três cravinhos ou cravos da Índia, sem cabeça - Tomar à noite antes de dormir.

O Alecrim pode ainda ser usado como tónico capilar e para a caspa: fazer um chá bem forte com Alecrim e Salva e juntar ao champô, na proporção de um quarto de chá para um frasco de champô. Ou então preparar uma tintura de Alecrim e juntar 10 ou 15 ml ao champô.

O Alecrim parece ter a particularidade de "sintonizar" o nosso sistema imunológico, adequando as resposta às "solicitações" do organismo, pelo que tem excelentes resultados nas doenças auto-imunes.

Nota:
Para tornar o chá de Alecrim menos desagradável pode-se juntar, sempre, um pouco de erva doce… O chá com estas duas plantas é óptimo também para combater o mau hálito, mas não aconselhável a hipertensos…

Veja os benefícios do alecrim:
  • Ajuda a recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.
  • Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos.
  • É digestivo e sudorífero.
  • É excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea.
  • É excelente contra resfriado e bronquite.
  • É indicado para tendinite e dores musculares.
  • É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca.
  • É ótimo contra cansaço mental e estafa.
  • É ótimo contra perda de memória e aumenta a capacidade de aprendizado.
  • É ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras.
  • É útil contra queda de cabelo e caspa. Nesses casos, pode-se beber o chá e enxaguar o cabelo com ele.
  • Equilibra a temperatura do sangue e de todo o corpo.
  • Estimula o metabolismo, agindo no fígado e melhorando a irrigação dos órgãos.
  • Fortalece o centro vital e age em todo o organismo.


MAGIA

Emblema do amor e símbolo da saudade, o alecrim é considerado uma planta mágica contra mau-olhado.

O alecrim é uma planta cercada de misticismo.

Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada.

Os gregos a denominavam “flor por excelência”, e dela se serviam para entretecer suas coroas, com as quais cobriam a cabeça por ocasião de certas festas. O alecrim era queimado nos santuários da Grécia antiga e o seu fumo era utilizado na idade média para desinfectar e afastar maus espíritos. Nas escolas gregas eram usadas auréolas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar nos exames.

O seu cultivo era vulgar nos mosteiros da Europa desde a idade média. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Em muitas regiões de Portugal substitui a palma e a oliveira na festa religiosa do Dia de Ramos.

Na Itália era considerada proteção contra as bruxas. Os romanos, acreditavam que esta planta estava associada com o amor e juntamente com o cipreste associada a morte. É uma planta que desde tempos imemoriais tem sido objeto de muitas lendas. e por isso é que era plantada nas soleiras das portas, hábito que perdurou até a Idade Média.

Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo.

Também os egípcios usavam o alecrim em seus ritos, visto que os túmulos têm vestígios da planta.
O verdor de suas hastes com muitas folhas era considerado como um símbolo de imortalidade.

Suas propriedades antissépticas também eram reconhecidas nos hospitais franceses, onde o alecrim era queimado durante as epidemias. No norte da França existe o costume de se colocar um ramo de alecrim nas mãos do defunto e depois plantá-lo sobre o seu túmulo.

Os mouros acreditavam que ele espantava as pragas e plantavam arbustos em seus pomares.
Até mesmo a Igreja Católica incorporou o alecrim em seus rituais, queimando-o em incensários desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa, até hoje se utiliza seu óleo para unção.

Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja.( erva das benzedeiras ou erva das “bruxas”) Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas.

Alecrim: atraindo o amor e a tranquilidade

O alecrim protege contra os maus espíritos e também serve para combater a ansiedade e os pesadelos. Se você tem problemas desse tipo, coloque um raminho de alecrim dentro da fronha do travesseiro.

Outra propriedade mágica do alecrim é ajudar quem quer atrair um grande amor. Nesse caso, é só pôr um galhinho da planta num patuá, levá-lo consigo e partir para a conquista!

Chá relaxante das Bruxas

Perfume, sabor e beleza fazem bem e relaxam os nervos. Este chá possuí tudo isso e ajuda a relaxar e é uma boa dica para tomar antes de meditar.

Cozinhe em fogo brando os seguintes ingredientes:
·         1 Limão fatiado
·         1 Ramo grande de Alecrim
·         2 Paus de Canela
·         1 Colher de chá de Baunilha
·         2 Xícaras de Água

Em uma panela pequena, ou em seu Caldeirão adicione o limão, o alecrim, a canela e a baunilha. Coloque a água e leve para ferver em fogo médio, quando levantar fervura abaixe totalmente o fogo para baixo. Deixe ferver por uns 5 minutos e se for necessário coloque mais água. Decore uma xícara e adoce como preferir…

Sente-se tranquilamente e delicie seu Chá de Bruxa!

Se sobrar, ele não estraga fácil, podendo tomar até dois dias após feito.

Magia para atrair a sorte

Material: - Um ramo de arruda, Mel e Um ramo de alecrim

Como preparar:

Ferva o ramo de alecrim, a arruda e uma colher de mel em dois litros de água e depois deixe esfriar. Numa manhã ensolarada de domingo, tome um banho bem gostoso e depois derrame a mistura de arruda com alecrim no seu corpo. Sem se enxaguar, seque-se como de costume fazendo o pensamento positivo de que depois daquele banho a sua sorte irá mudar e todos os seus desejos irão se realizar.

Se você quiser potencializar o poder desta simpatia, prenda nos cabelos, um pequeno pedacinho de alecrim e saia para o seu dia normal.

Propriedades esotéricas do alecrim para o amor

Algumas plantas têm um significado específico no mundo do esoterismo. Sem dúvida, o alecrim é muitas vezes conhecido como uma das ervas mais poderosas para atrair o amor.

Sem dúvida, o alecrim é considerado no mundo esotérico como uma das plantas mais poderosas para atrair o amor. O mesmo que a arruda para a fortuna, esta erva, também de cheiro forte e profundo, é muito importante para levar sorte ao coração.

Além de sempre deixar alecrim em qualquer canto da casa, também é importante pendurar raminhas da janela, de modo de assegurar o bem-estar no amor e sempre atrair pessoas com uma boa memória de um. Obviamente, é melhor que a pessoa envolvida pendure seu próprio ramo.

Também dizem que outra magia de alecrim eficaz para o amor, é queimar durante a última semana de cada mês, um pouco de alecrim em casa. Isso, aparentemente, ajuda a fortalecer o casal que mora lá.

Magia com alecrim para a atração e a paixão

Às vezes, seduzir e enfeitiçar são usados como sinônimos, algo que não é casual. Para além de qualquer receita mágica, a capacidade de seduzir e enfeitiçar existe nos seres humanos desde o início dos tempos, relacionada com a atração que naturalmente se produz e que pode gerar uma paixão sem igual.

Seduzir é uma das atividades humanas que nos iguala e nos define como seres sociais. Das primeiras travessuras até a mais avançada idade, nós seres humanos não deixamos de seduzir e enfeitiçar os outros, ao mesmo tempo em que somos seduzidos e enfeitiçados pelos outros.

Cada ser seduz de uma maneira particular, natural e impensada, razão pela qual não existem receitas mágicas para a sedução, mas sim certos estimulantes capazes de aumentar o poder de sedução pessoal, a ponto de atuar como verdadeiros feitiços mágicos, muito eficazes se tratamos de atrair e incentivar a paixão.

O feitiço de alecrim é, graças às poderosas propriedades do alecrim, um verdadeiro aliado na hora de seduzir e ser seduzidos.


Se o que você deseja é criar um ambiente no que reine a mútua sedução, que conduza a paixão, nada melhor que deixar defumar em um braseiro um punhado de folhas secas de alecrim.

SIMPATIAS

Diz a sabedoria popular que, felizmente, nesta vida não existe problema que não tenha solução e que a única situação sem solução é a morte. Da mesma forma, para toda ocasião existe sempre uma boa simpatia, fruto de uma tradição que remonta aos primórdios do homem. A base de tudo é a fé, seja na vida, seja em relação às simpatias ou às promessas feitas com determinada intenção. Quem acredita mesmo que vai conseguir a graça, com certeza vai alcançá-la. Da mesma forma, se não for realizada com fé ou se alguma coisa for feita errada no decorrer da simpatia, o resultado deixará a desejar. As etapas de uma simpatia são partes deum ritual que deve ser sempre seguido à risca, sob pena de fracasso. Muita gente ainda não sabe como se utilizar de todo o potencial das simpatias. O caminho é simples. Antes de mais nada, faça uma lista de quais são os seus problemas, os aspectos da vida que quer mudar, alguma coisa que está querendo que dê certo para você ou para alguém, algum sonho que quer realizar, seus maiores objetivos e, a partir disso, procure as simpatias adequadas para esses fins. Ensine-as também para outras pessoas, na medida em que obtiver resultados, pois assim estará fazendo uma boa ação e manifestando sua gratidão no plano espiritual e astral. Diversos materiais são comumente utilizados em simpatias, a começar pelas velas, pelo copo de água e por elementos da natureza. Isto porque a maioria das simpatias foram pesquisadas, compiladas ou criadas por astrólogos, numerólogos, magos, curandeiros, benzedores e outras pessoas especializadas nesses assuntos de ordem pessoal. Como o poder de curar das plantas e ervas, esse conhecimento vem sendo desenvolvido e elaborado continuamente ao longo de milênios, até chegar ao estado atual. Por falar nisso, as na flora de todas as partes do mundo podem ser encontradas os materiais para um número infinito de simpatias, pois as Plantas são inúmeras e podem fazer até milagres, dependendo da fé de quem as está usando e da habilidade de quem estabeleceu

os princípios básicos da simpatia a ser usada. Um conselho prático sempre renovado pelos sábios é o de, ao fazer uma simpatia, procurar não pensar em outra coisa que não sejam os objetivos que se deseja alcançar com a magia. Além disso, jamais pensar em fracasso ou no insucesso da prática. Visualizar o resultado positivo é o melhor caminho, bem como se concentrar no que faz para atrair mais forças positivos e também para não dispersar energia. Outra prática recomendada e a de jamais desrespeitar esse conhecimento, fazendo uma simpatia "só de brincadeira", pois os resultados podem ser inesperados. A sabedoria das simpatias não é para brincadeiras e nem para pessoas que duvidam de sua eficácia, por isso use seus conhecimentos somente com boas intenções e não queira prejudicar alguém através delas, porque não vai conseguir e poderá vir a sofrer um "choque de retorno", que nada mais é que a volta à origem de todo mal praticado na face da Terra. O poder contido nestas simpatias é muito grande e pode estar além do entendimento humano, mas pode trazer grandes benefícios para todos que precisarem, bastando para isso que acreditem nelas.

Simpatia com Alecrim para ter família feliz

Plante uma mudinha de alecrim num pé de xaxim e coloque esse vaso num lugar ensolarado da sua casa. Se a muda pegar, é porque a simpatia deu certo. Se morrer, é porque o ambiente está muito carregado. Nesse caso, refazer a simpatia.

Simpatia com Alecrim para o anjo dizer sim

Todos nós temos um Anjo da Guarda e ele cuida de cada um o tempo inteiro, até mesmo quando estamos dormindo, porque Anjo não dorme. Para agradecer e alegrar o seu anjinho, cultive um pé de alecrim e cuide muito bem dele. Todo dia primeiro do mês, apanhe um galhinho e deixe debaixo da sua cama até o próximo dia primeiro do outro mês, quando você deverá fazer a troca e queimar o anterior, colocando as cinzas na terra onde está plantado o pé.

Simpatia com Alecrim para afastar doenças

Numa sexta-feira de lua cheia, providencie para que seja bem limpo o banheiro de sua casa. Ao anoitecer, acenda nele um incenso de ervas ou faça uma defumação, usando alecrim, manjericão e arruda secas sobre brasas vivas.

Sites de Referências:

Nenhum comentário: