quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MUDANÇA NOS POLOS MAGNÉTICOS NORTE E SUL DA TERRA

MUDANÇA NOS PÓLOS GEOMAGNÉTICOS

Uma colaboração internacional, liderada por uma associação de angariação de fundos francês, Poly-Arctique, e envolvendo a NRCan, o francês Institut de Physique du Globe de Paris e o Bureau de Recherche et Géologique Miniere, acrescentou dois locais do Pólo Norte Magnético em 2001 e 2007. 

A pesquisa mais recente determinou que o Pólo NORTE está se movendo cerca de norte-noroeste, em direção à RÚSSIA a 55 km por ano (nos últimos 4 ANOS).

 

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@gmail.com
Os Pólos geomagnéticos do planeta Terra

Os Pólos magnéticos são definidos de maneiras diferentes. Eles são comumente entendidos como posições sobre a superfície da Terra onde o campo geomagnético é vertical (ou seja, perpendicular) ao elipsóide, à esfera terrestre. Estas posições norte e sul, chamado de imersão dos pólos, não precisa ser (e não são atualmente) antípodas (um em oposição ao outro linearmente). 
 
Existem dois pólos norte, um geográfico e o outro magnético, o mesmo ocorrendo com o Pólo Sul.

Em princípio, a posição dos pólos em seu mergulho na Terra pode ser encontrados através da realização de uma pesquisa magnética para determinar onde o campo é vertical em relação ao terreno. 

Outras definições de pólos geomagnéticos dependem da forma como os pólos são calculados a partir de um modelo geomagnético. Na prática, o campo geomagnético é vertical em forma oval e rastreado em uma base diária, com variações consideráveis de um dia para o outro.

Mudanças Observadas da localização do PÓLO NORTE entre 1831-2007. Observar um aumento e a aceleração e rapidez das mudanças nos últimos 6 ANOS APENAS (2007/2001). Crédito de imagem: Arnaud Chulliat (Institut de Physique du Globe de Paris). 
  
Observações experimentais de LOCALIZAÇÃO dos pólos magnéticos:

Há muito tempo se entendeu que o local de imersão/mergulho dos pólos magnéticos migram ao longo do tempo. Em 1831, James Clark Ross localizou a posição do PÓLO NORTE no norte do Canadá. O instituto de pesquisas Natural Resources Canada (NRCan) acompanhou  em estudos o Pólo Norte Magnético, que está lentamente à deriva em todo o Ártico canadense, periodicamente a realização de pesquisas magnéticas para restabelecer a localização do Pólo NORTE desde 1948 até 1994.

O Pólo Norte se deslocou cerca de 380 milhas (610 quilômetros) de seu ponto original nos últimos 400 anos. 

Uma colaboração internacional, liderada por uma associação de angariação de fundos francês, Poly-Arctique, e envolvendo a NRCan, o francês Institut de Physique du Globe de Paris e o Bureau de Recherche et Géologique Miniere, acrescentou dois locais do Pólo Norte Magnético em 2001 e 2007. 

A pesquisa mais recente determinou que o Pólo NORTE está se movendo cerca de norte-noroeste, em direção à RÚSSIA a 55 km por ano (nos últimos 4 ANOS).

Os Pólos geomagnéticos derivam do modelo: 

Os Modelos de campo geomagnético também podem definir os pólos geomagnéticos. Os pólos geomagnéticos, ou dipolo geocêntrico, podes ser calculados a partir dos três primeiros coeficientes de Gauss de um modelo de campo principal, como o Modelo de World Magnetic Model (WMM) ou Campo Internacional de Referência Geomagnéticas (IGRF).

A representação WMM do campo inclui um dipolo magnético no centro da Terra. Este dipolo define um eixo imaginário que cruza o interior da Terra em dois pontos antípodas (contrários) chamados pólos geomagnéticos NORTE E SUL. Com base na WMM2010 coeficientes para 2010, a localização do pólo norte geomagnético é de 72,21° W de longitude e 80,08 ° de latitude N, e o pólo sul geomagnético está localizado em 107,79° de longitude E, e 80,08 ° de latitude S.


Mudanças efetivamente observadas e estimadas do PÓLO SUL entre 1600-1986.

O eixo do dipolo está inclinado em 9,98 ° em relação ao eixo de rotação da Terra (geográfico). Esse mesmo dipolo é a base para o sistema de coordenadas geomagnéticas simples para a latitude e longitude geomagnéticas. Cientistas, cartógrafos e exploradores polares têm interesse nos locais do mergulho dos pólos geomagnéticos.

Embora as posições geomagnéticas dos PÓLOS não poderem ser observadas visivelmente, são indiscutivelmente de maior importância do que o mergulho dos pólos porque a região das auroras boreais (5° aproximados de bandas de latitude onde as espetaculares auroras são provavelmente visíveis) estão intimamente centrada nos pólos geomagnéticos.

À esquerda: O  Pólo Sul Magnético já percorreu 1.800 milhas (2.880 quilômetros) durante os últimos 420 anos, de sua localização original.

Eles normalmente são deslocados ligeiramente para o lado noturno dos pólos geomagnéticos e variam bastante de tamanho: as bandas de maior atividade de aurora boreal ocorre entre latitudes 15° e 25° dos pólos geomagnéticos.

Movimento dos pólos magnéticos entre 1590-2010

Os pólos magnéticos ou o seu local de mergulho são calculados a partir de todos os coeficientes de Gauss usando um método interativo. Os Pólos magnéticos derivados desta forma estão mais perto dos pólos observados experimentalmente. 

Com base no modelo atual WMM, o local em 2010 do PÓLO NORTE magnético era em 84,97° NORTE e em 132,35° OESTE e a localização do PÓLO SUL magnético era em 64,42° SUL e 137,34° LESTE. O mapa do Google ilustra o movimento dos pólos magnéticos norte e sul desde 1590 até 2010 derivado dos modelos GUFM (1590-1980) e IGRF (1981-2010). 

O modelo GUFM (Jackson et al, 2000, com quatro séculos de variação secular geomagnética a partir de registros históricos, (Phil Transports Roy Soc London A, 358, 957 -……. 90) e abrange o período entre 1590-1990 e baseia-se em dados de posicionamento de coordenadas de navegação de navios de transporte da empresa citada. O caminho reflete o movimento caótico e independente dos pólos magnéticos. Por exemplo, a atual taxa de progressão (mudança de LOCAL) do POLO NORTE magnético de 55 km / ano) é significativamente maior do que a do pólo sul.

Questions (PERGUNTAS): geomag.models@noaa.gov

 

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br


Nenhum comentário: