segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Momento Espírita: LEI DO UNIVERSO.


Nada fica onde está para sempre. Tudo se renova. Tudo se modifica, mudam suas estruturas, muda sua forma de ser.

Essa lei vale para o mundo da matéria e para o mundo do Espírito.

O progresso é lei do Universo, é lei natural, e trabalha incansável através das eras revolucionando tudo e todos.

Partimos do estado primitivo e rumamos para a perfeição. Muitas experiências são necessárias para nos burilarmos, sempre em transformação.

No Universo, nada pode ficar parado.

O tão conhecido daqui não saio, daqui ninguém me tira, não resiste à lei do progresso, que nos faz abandonar as velhas posturas, querendo ou não, uma hora ou outra.

A chamada força das coisas nos leva, inevitavelmente, à revisão das posturas, à renovação da vida, seja na mesma encarnação, ou numa nova, em condições totalmente diversas da anterior.

A lei universal nos empurra para diante, não nos deixa dormir no ponto, não nos permite a ociosidade, uma vez que é lei educativa, acima de tudo, comandada por um Pai amoroso.

Chegar na Terra em determinada condição espiritual e sair de igual forma é derrota para a alma que precisa progredir.

Por isso, cada oportunidade deve ser profundamente aproveitada, cada aprendizado, cada sofrimento, cada alegria, tudo precisa estar sendo colhido por nós e ir nos tornando maiores.

Vejamo-nos como aprendizes, como frequentadores de uma grande escola que pode dizer, ao final de cada dia letivo: hoje sabemos mais do que ontem.

Não nos referimos apenas ao conhecimento das coisas, do saber do intelecto, mas da sabedoria completa, que passa pela melhoria nas relações com o próximo e conosco mesmo.

O progresso que estamos conquistando é intelectual e moral. Por vezes, na busca desenfreada pelo primeiro, descuidamos do segundo, bem mais difícil de ser alcançado.

O intelecto pode ser desenvolvido, na grande maioria das vezes, na solitude. A moralidade é construída na vida em sociedade, no contato com o próximo.

O intelectual nos traz o esclarecimento, a capacidade de usar a razão e discernir, fazer melhores escolhas.

O moral nos permite amar melhor, conviver bem com o outro e conosco mesmo.

Por isso, da mesma forma que traçamos planos para nossas conquistas do saber: que cursos queremos fazer, mestrados, doutorados, áreas de aprofundamento, deveríamos igualmente estabelecer metas para a outra área do progresso.

Em que aspecto moral queremos nos desenvolver mais nesta vida? Quais as necessidades mais urgentes?

Os cursos de especialização, mestrados e doutorados em virtudes são a própria vida e seus desafios. A família, por exemplo, e suas surpresas constantes, suas fases, suas carências.

Nossa participação social, nosso papel no mundo, tudo isso são formas de nos especializarmos nas diversas virtudes da alma e conseguirmos finalizar a existência melhores do que quando aqui chegamos.

Pensemos nisso. Nosso progresso é também o progresso do mundo. Se desejamos ver uma Humanidade melhorada, comecemos por nós.

O progresso da nossa Terra é a soma do progresso individual de todos nós.

Redação do Momento Espírita.
Em 19.11.2018.

Fonte: Momento Espírita
www.momento.com.br

Luz, Amor e Gratidão
 ҉

Nenhum comentário: