segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Momento Espírita: NOSSA SAÚDE


Saúde é um tesouro. Nós a desejamos para quem está para nascer, dizendo: Que venha com saúde!

Desejamos para quem completa mais um ano de vida, com os votos: Muita saúde, o resto damos um jeito!

E por fim, a queremos por toda vida para nossos familiares: Que Deus ajude para que nunca tenham uma doença grave.

Mas, e como está a nossa saúde? O que temos feito por ela?

Não vamos reprisar as recomendações valiosas dos médicos, que devemos ter ouvido muitas vezes: alimentação, exercícios, bons hábitos, higiene...

Vamos a um nível mais profundo, a saúde primeira, essencial, que determina o bom equilíbrio de tudo: a do Espírito.

O que temos feito pela sua manutenção, em especial?

Não precisaremos lembrar o quão frágeis ainda somos nessa área, pois grande parte das criaturas ainda não descobriu que a saúde espiritual é determinante para o bom funcionamento do corpo material.

Analisemos apenas bons hábitos que podemos desenvolver para melhorar a saúde da alma, conquistando, dessa forma, a saúde integral.

Numa espécie de Programa de Saúde, eis o que podemos buscar:

Primeiro: melhorar o padrão das nossas companhias e consequentes conversações, pois conversas vulgares acarretam desequilíbrio físico, decorrente das tensões e fixações mentais que tais assuntos geram em nós.

A partir do momento que mudamos esses hábitos, evitando a maledicência, trocando o pessimismo pelo otimismo, observando tudo com uma perspectiva bondosa, pacífica, deixamos de produzir as toxinas que tanto mal têm feito para nossa mente. Consequentemente, para nosso físico.

Segundo: praticarmos o autoamor, numa postura de autoacolhimento, aceitando-nos como estamos e, ao mesmo tempo, propondo-nos transformar para melhor, sem culpa e sem desculpismos.

Terceiro: cultivarmos bons pensamentos. Buscarmos irradiar simpatia, cordialidade para quem quer que seja, onde quer que estejamos.

Não enxergar os outros como adversários, mas sim irmãos de vida. Desejar o bem para quem quer que passe por nós.

Quarto: a oração, sempre a oração. É a melhor forma de elevar nossos pensamentos quando percebemos que estão aflitos, sobrecarregados, negativos demais. É uma maneira de pedir ajuda ao nosso anjo guardião, que é um Espírito superior que nos atende com prontidão.

Uma prece feita com o coração muda, radicalmente, o padrão de nossos pensamentos, permitindo-nos, muitas vezes, receber auxílios do Alto, que antes não éramos capazes de absorver por falta de sintonia.

E por fim: o trabalho no bem. Todo trabalho desinteressado no bem nos proporciona automedicação. Através do encontro com a proposta do bem, do amor ao próximo, iluminamos e nos autoiluminamos.

A verdadeira saúde não se restringe apenas à harmonia e ao funcionamento dos órgãos, possuindo maior extensão, que abrange a serenidade íntima, o equilíbrio emocional e as aspirações estéticas, artísticas, culturais, religiosas.

Podemos estar plenos, embora com alguma dificuldade orgânica, que será reparada do interior para o exterior. Ou podemos nos encontrar sem equilíbrio emocional.

Busquemos a saúde integral, a harmonia conosco mesmo e com tudo à nossa volta.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 6,
 do livro
Autodescobrimento – uma busca interior, item Programa de Saúde, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL. Em 20.2.2019.

Fonte: Momento Espírita
www.momento.com.br
Luz, Amor e Gratidão
҉

Nenhum comentário: