domingo, 17 de fevereiro de 2019

Owen K Waters: VOCÊ É UM CRIATIVO CULTURAL?

VOCÊ É UM CRIATIVO CULTURAL?
por Owen K Waters
03/02/2019

A mudança para a nova realidade é real, e vem ganhando força desde os anos 1960.

Em "The Cultural Creatives", Paul Ray e Sherry Anderson detalham um estudo abrangente de mais de 100.000 adultos nos Estados Unidos. Eles descobriram que, desde a década de 1960, 26% desses adultos fizeram uma mudança abrangente em sua cultura - sua visão de mundo, valores e modo de vida. Uma pesquisa realizada em 1997 em quinze países europeus mostra que os números são muito semelhantes na Europa. A seguir, um resumo dos valores típicos dessa nova cultura.

Os Criativos Culturais amam a natureza, respeitam a Terra, e estão profundamente preocupados com o meio ambiente. Eles gostam de desenvolver relacionamentos íntimos uns com os outros, e de ajudar e incentivar outras pessoas a desenvolver suas habilidades. Eles se preocupam com o desenvolvimento pessoal e espiritual, e querem mais igualdade para as mulheres e todos os grupos culturais.

Os Criativos Culturais gostariam de desenvolver um novo modo de vida. Eles são cínicos com as informações alimentadas pela mídia, e querem encontrar uma nova filosofia política que funcione na realidade de hoje. Eles não são orientados materialisticamente e, normalmente, têm suas finanças e gastos sob controle. Eles gostam de viajar para outros países para conhecer novas culturas, e querem desenvolver um senso de comunidade onde moram. A autenticidade é importante para os “Criativos Culturais”, pois suas ações são consistentes com suas palavras e crenças internas.

No início dos anos 60, havia poucos Criativos Culturais para se medir em pesquisas. Naquela época, a cultura americana era dividida igualmente entre dois grupos culturais - os Modernos e os Tradicionais. Os Modernos refletem uma ética que remonta à Renascença, quando o protestantismo europeu libertou a população para buscar uma ética de trabalho autônoma, em vez de continuar a dar seu poder, liberdade e senso de iniciativa a figuras de autoridade.

A ética do Modernismo é que os mais novos, maiores e mais rápidos são todos melhores. Tempo é dinheiro, eles acreditam, e pessoas com mais conhecimento e riqueza são percebidas como tendo status mais elevado. Quase metade dos adultos americanos hoje são modernos. Seus princípios auto-empoderados ao longo dos séculos trouxeram progresso às liberdades civis, democracia, justiça e igualdade. Os modernos tendem a acreditar que o cominho deles é a única alternativa, e rejeitam os valores de outros grupos como sendo incorretos.

As contribuições positivas dos Modernos podem ser apreciadas quando se considera a qualidade de vida que existia antes do Renascimento. No nascimento, naqueles dias, seu destino estava selado. Você nasceu em um certo grupo social, étnico e racial em um determinado local. Você provavelmente nunca viajaria mais de 50 milhas de seu local de nascimento durante toda a sua vida. Que trabalho você poderia realizar e com quem você se casaria eram predeterminados. Você seria compelido a acreditar em certas doutrinas, conforme ditadas por governantes, sacerdotes e anciãos.

O Tradicionais são aqueles que historicamente reagem contra as mudanças trazidas pelos Modernos. Eles desejam um retorno a um tempo mais antigo e mais simples, e se opõem às tendências modernas, como a igualdade para as mulheres. Eles acreditam que os patriarcas devem novamente dominar a vida familiar, que os homens devem se orgulhar de servir nas forças armadas, e que seus valores morais devem ser impostos aos outros. Na América pós-Segunda Guerra Mundial, os povos tradicionais formavam metade da população adulta. Hoje eles são menos de um quarto da população adulta. Muitos já faleceram, enquanto alguns se converteram em Modernos ou Criativos Culturais.

Dentro dos Criativos Culturais existem dois subgrupos distintos. Quase metade dos Criativos Culturais formam um Grupo Central de pensadores mais intensos e de ponta. Os outros são os Criativos Culturais Verdes, cujo foco é direcionado externamente, para a ecologia e questões ambientais, e não para o desenvolvimento pessoal interior.

O Grupo Central, que define tendências, é tipicamente um cuidado alternativo de saúde, geralmente como profissionais de saúde, e a maioria deles deseja desenvolver uma autoconsciência mais interna. Eles evitam o materialismo dos Modernos e a intolerância dos Tradicionais em relação a outros povos.

Os criativos culturais cruzam todos os tipos de agrupamentos demográficos. Eles podem ser de qualquer idade adulta, podem morar em qualquer lugar e ter qualquer afiliação espiritual ou religiosa. Menos de dez por cento deles se identificam como da Nova Era. Curiosamente, há tantos participantes da Nova Era nas fileiras dos Modernos quanto os Criativos Culturais. A proporção de mulheres para homens é bastante igual no Grupo dos Verdes, enquanto o Grupo Central contém 67% de mulheres. Muitos dos Modernos da Nova Era são homens que ainda estão perseguindo os brinquedos de tecnologia moderna dos garotos, e ainda não se acostumaram a encontrar um significado mais profundo dentro de si mesmos.

Em comparação com outros grupos, os Criativos Culturais leem mais livros e revistas. Metade deles são compradores regulares de livros. Eles assistem menos à televisão e estão particularmente insatisfeitos com a qualidade dos noticiários da televisão. Eles apoiam e se envolvem nas artes. Eles gostam de produtos duráveis ​​e bem feitos, alimentos naturais, crescimento pessoal e cuidados de saúde alternativos. Eles têm uma atitude holística; esse corpo, mente e espírito devem trabalhar juntos. Suas casas podem ser protegidas pela privacidade de árvores antigas e grandes arbustos. No interior, essas casas são tipicamente decoradas por peças de artesanato, livros e peças de arte originais que têm um significado especial para eles.

Sua cultura é de um pioneirismo silencioso. A maioria deles não tem ideia de que existem incontáveis ​​milhões de pessoas como eles, com os mesmos valores e estilo de vida. Quando descobrem que 25% da população adulta são como eles, ficam realmente chocados e surpresos.

Criativos culturais, pode-se dizer, são a revolução silenciosa. Imagine o quanto mais transformativo será o efeito deles na sociedade quando eles evoluírem para a rede, expressando seus valores e formando movimentos representativos.

Os Criativos Culturais são um tipo emergente de humanidade. Eles sustentam as sementes de uma cultura nova e sustentável, uma cultura em que a "qualidade de vida" substitui o "padrão de vida".

Owen Waters

Fonte: Spiritual Dinamics
https://www.spiritualdynamics.net/

Traduzido por Adriano Pereira
blogluzevida@gmail.com
Luz, Amor e gratidão
 ҉

Nenhum comentário: