terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Osho: E O QUE É O AMOR?


Osho,

E o que é amor?

Amor é a única religião, o único Deus, o único mistério que tem que ser vivido, entendido.

Quando o amor é entendido, você entendeu todos os mistérios do mundo.

Não é algo difícil. É tão simples como suas batidas do coração ou sua respiração. Você nasce com ele, ele não é dado a você pela sociedade. E esse é o ponto que quero enfatizar: o amor vem com seu nascimento - Mas é claro que não desenvolvido como tudo mais é desenvolvido. A criança precisa crescer.

A sociedade tira vantagem do intervalo. O amor da criança levará tempo para crescer; enquanto isso a sociedade prossegue condicionando a mente da criança com falsas idéias sobre o amor. Quando você está pronto para explorar o mundo do amor, você está cheio de tanto lixo sobre o amor que não há muita esperança de você ser capaz de encontrar o autêntico e de descartar o falso.

Por exemplo, disseram de mil e uma maneiras a todas as crianças em toda parte que o amor é eterno: uma vez que você ama uma pessoa você a ama para sempre. Se você ama uma pessoa e mais tarde você sente que não a ama mais, em primeiro lugar, isso apenas significa que você nunca amou essa pessoa. Agora isso é uma idéia muito perigosa. Está dando a você uma idéia de um amor permanente e na vida nada é permanente...as flores florescem pela manhã e à noite elas se foram.

A vida é um fluxo contínuo; tudo está mudando, movendo-se. Nada é estático, nada é permanente. Foi dada a você a idéia de um amor permanente que irá destruir toda sua vida. Você irá esperar amor permanente da pobre mulher e a mulher irá esperar amor permanente de você. O amor se torna secundário, a permanência torna-se prioridade.

E amor é uma flor tão delicada que você não pode forçá-lo a ser permanente. Você pode ter flores de plástico; isso é o que as pessoas têm - casamento, sua família, seus filhos, seus parentes, tudo plástico. O plástico tem uma coisa espiritual: é permanente.

O amor verdadeiro é tão incerto como sua vida é incerta.

Você não pode dizer que você estará aqui amanhã. Você não pode nem mesmo dizer que você irá sobreviver no próximo momento. Sua vida está continuamente mudando - da infância a juventude, para a meia idade, para a velhice, para a morte, ela vai mudando. Um amor verdadeiro também mudará.

É possível que se você se tornar iluminado seu amor foi além das ordinárias leis da vida. Que não muda, nem é permanente, simplesmente é. Não é mais uma questão de como amar - você mesmo tornou-se amor, assim, o que quer que você faça é amor. Não é que você faça especificamente algo que é amor - tudo que você faz, seu amor começa a se derramar através disso.

Mas antes da iluminação seu amor será o mesmo como tudo mais: ele mudará.

Se você entender que ele irá mudar, que de vez em quando sua esposa pode se interessar por alguém e você terá que ser compreensivo, amoroso, cuidadoso e permitir que ela vá da maneira que ela sente...esta é uma chance para você provar a sua esposa que você a ama. Você a ama - mesmo que ela vá amar alguém mais, isso é irrelevante. Com compreensão, é possível que seu amor possa tornar-se algo duradouro, mas lembre-se que não será permanente. Terá seus altos e baixos, terá mudanças.

É tão simples de entender. Quando você começou a amar você era muito jovem, sem nenhuma experiência; como seu amor pode permanecer o mesmo quando você se torna uma pessoa madura? Seu amor também alcançará a mesma maturidade.

E quando você envelhecer seu amor terá uma qualidade diferente a isso. O amor continuará mudando e de vez em quando o amor precisará apenas de uma oportunidade para mudar. Em uma sociedade saudável isso será possível e ainda seu relacionamento com alguém não precisa ser rompido.

Mas é possível que você tenha que mudar de amantes muitas vezes na vida. Não há nenhum mal nisso. De fato, mudando suas amantes muitas vezes na vida você estará enriquecido, e se o mundo inteiro seguir o que estou dizendo para você sobre o amor, todo o mundo será enriquecido.

Mas uma ideia errada destruiu toda possibilidade. No momento que seu parceiro olha para alguém - apenas olhando e seus olhos mostram atração. Você tem que entender que se um homem deixar de estar interessado em mulher bonita nas ruas, em lindas atrizes nos cinemas... Isso é o que você quer; você não quer que ele se interesse por mais nada a não ser você. Mas você não entende a psicologia humana. Se ele não está interessado em mulheres nas ruas, nos cinemas, porque ele se interessaria por você? Seu interesse em mulheres é uma garantia de que ele está interessado em você, que ainda há a possibilidade de que seu amor possa continuar.

Mas estamos fazendo exatamente o contrario. Os homens estão tentando para que suas mulheres não se interessem por ninguém senão por eles mesmos; eles devem ser o único foco, a concentração total dela. A mulher está perguntando o mesmo e ambos estão sendo levados a loucura um pelo outro. A concentração em uma única pessoa está destinado a levar a loucura.

Para uma vida mais luminosa, para uma vida mais brincalhona, você precisa ser flexível. Você precisa lembrar que a liberdade é o valor mais alto e se o amor não está lhe dando liberdade então não é amor. Liberdade é o critério: Qualquer coisa que lhe dê liberdade está certa e qualquer coisa que destrói sua liberdade está errada.

Se você puder lembrar desse pequeno critério sua vida, bem lentamente começará a se estabelecer no caminho certo sobre tudo - seus relacionamentos, suas meditações, sua criatividade, o que quer que você seja.

Abandonando conceitos velhos, conceitos feios...Por exemplo, nesse país, milhões morreram sendo jogadas vivas dentro da pira funerária de seus maridos. Isso mostra que a possessibilidade do marido é tanta que ele quer não apenas possuir a mulher enquanto ela é viva, ele teme o que acontecerá quando ele morrer! Ele não será capaz de fazer algo - é melhor levar a mulher com ele.

E você pode ver que isto era aplicável somente às mulheres - nem um único homem pulou na pira funerária de uma mulher em dez mil anos. Que isso significa? Isso quer dizer que apenas as mulheres amam os homens e os homens não amam as mulheres? Significa isto que a mulher não tem uma vida própria? A vida dela é a vida do marido - quando o marido morre, ela tem que ser morta.

Tais ideias bobas se estabeleceram em nossas cabeças. Você tem que fazer uma limpeza contínua – sempre quando você perceber alguma besteira em sua cabeça, limpe, jogue-a fora.

Se sua mente está limpa e clara você será capaz de encontrar soluções para todo problema que aparecer em sua vida.

Osho,
Sermons in Stones, Number 13 


Nenhum comentário: