sexta-feira, 9 de julho de 2021

Momento Espírita: MINIDEPÓSITOS.

 

A preocupação com o futuro é, de modo geral, algo que a todos alcança. Muitos fazemos economias, no intuito de assegurar boas condições de vida para o nosso amanhã.

Pensando de forma previdente, organizamos nossos recursos com parcimônia e disciplina, buscando realizar depósitos ou investimentos, em instituições bancárias.

Pensando na vida futura, no campo do enriquecimento de nossas almas, seria interessante pensarmos, igualmente, em proceder a minidepósitos.

Vejamos alguns exemplos:

Um: dizer uma frase elogiosa para aquele que realiza seu trabalho com dedicação e competência.

Muitos profissionais da saúde têm se dedicado com absoluto amor ao próximo, buscando manter a vida humana e garantir sua dignidade no tratamento de seus pacientes.

Fazer esse enaltecimento é proceder a um minidepósito de gratidão a esses profissionais e, por consequência, favorecer a construção de uma sociedade mais solidária.

Dois: silenciar perante críticas de caráter destrutivo.

Tantas vezes recebemos palavras amargas por atos que praticamos ou por ideias que externamos e sentimos o impulso de responder para nos justificar.

Mas, o silêncio, nesses casos, pode ser um minidepósito na construção íntima de um ser mais paciente e de uma sociedade mais respeitosa.

Três: adicionar esperança e otimismo em nossos diálogos e comentários.

Por vezes, com amigos e colegas, nos deparamos com expressões de pessimismo e desânimo.

Contribuir nesses momentos com palavras de esperança e confiança no porvir, é fazer minidepósitos para o fortalecimento da fé.

Quatro: perante o defeito alheio, diante da sua forma equivocada de proceder ou se expressar, que pode nos ofender, ou simplesmente não concordamos, podemos nos calar e refletir sobre o caminho de superação de nossas próprias imperfeições.

Eis aí mais um minidepósito em prol do engrandecimento das relações sociais e de uma sociedade mais harmonizada.

Cinco: ante o relato de dificuldades, problemas e queixas de nossos amigos, conhecidos ou colegas, que nos cansam, desinteressam ou até entediam, podemos nos propor a dedicar alguns minutos para ouvir, com atenção e nos colocar à disposição para auxiliar, no que nos seja possível.

Assim agindo, estamos realizando um minidepósito em prol de indivíduos mais bondosos e de uma sociedade mais atenciosa.

Enfim, ao longo de nossa vida, podemos nos deparar com determinadas situações que precisam ser corrigidas ou amenizadas.

A nós caberá fazer, sem alarde, os ajustes possíveis para que os problemas não prejudiquem a terceiros ou a nós mesmos.

Ao tratar com discrição essas questões, eis-nos a proceder a um minidepósito em prol de uma vida com mais harmonia e compaixão.

Como observamos, trata-se de pequenas atitudes, quase insignificantes que, no entanto, podem gerar lucros surpreendentes para a nossa vida e da sociedade em geral.

Em suma, o conjunto desses tantos minidepositos contribuirá para o crescimento ético e espiritual de todos nós.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 21, do livro Respostas da vida, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. IDEAL. Em 6.7.2021.
Fonte: Momento Espírita
www.momento.com.br

Luz, Amor e Gratidão
♥ ♥ ♥
҉
 

Nenhum comentário: