Alguns afirmam que professor é tarefa
que está em declínio, considerando-se os baixos salários da classe.
Outros apontam que professores
dedicados, atenciosos, daqueles que abraçam a profissão por legítima vocação,
estão em extinção. Sempre viável se reproduzir alguns fatos, que nos dizem que
há muito amor circulando pelas escolas.
Um rapaz encontrou seu antigo professor
e lhe perguntou: Oi, professor, lembra de mim?
Como muitos de nós, que não arquivamos
na memória registros fotográficos, respondeu o profissional não se recordar
dele, em absoluto.
Mas lhe perguntou: O que anda fazendo?
A resposta foi rápida: Sou professor.
Abracei o magistério por sua causa.
A surpresa do professor foi grande. Não
somente não se lembrava daquele aluno quanto nem remotamente, podia imaginar o
que fizera que pudesse ter estimulado o jovem daquela maneira.
E o rapaz contou: Um dia, um amigo meu, estudante da mesma classe, apareceu com um
relógio novo, lindo.
Era um modelo caro e, de imediato, o desejei para mim.
Num momento de distração do colega, eu o apanhei e coloquei em meu
bolso.
Quando ele percebeu o furto, reclamou junto ao senhor.
Alto e claro, o senhor deu a ordem para que o relógio fosse devolvido ao
seu dono. Ninguém se mexeu. Olharam uns para os outros, como eu mesmo fiz, para
disfarçar.
Então, o senhor foi até a porta e a trancou. Pediu que todos ficássemos
em pé e fechássemos os olhos.
Lentamente, foi de um para outro aluno, revistando os bolsos. Achou o
relógio no meu, mas continuou passando revista até o último da classe.
Quando terminou, declarou que o relógio fora encontrado. Todos abrimos
os olhos.
Não houve nenhuma acusação, nenhuma advertência. Nunca tornou a
mencionar o episódio, não declarou para a turma curiosa quem tinha cometido o
furto.
Naquele dia, o senhor salvou a minha dignidade. Foi o dia mais
vergonhoso da minha vida.
Fiquei esperando que, em algum momento, me chamasse em particular, para
me falar sobre honestidade, moral. Nada.
Então, eu entendi o que era um verdadeiro educador. E desejei,
ardentemente, ser assim.
Ajudar, talvez, em algum momento, um menino indisciplinado, perdido em
si mesmo.
Por fim, concluiu o moço: Acho estranho que o senhor não lembre
disso. Não marcou a minha fisionomia?
E o professor, sereno, respondeu: Desculpe. Eu lembro do relógio furtado, de
eu ter revistado toda a turma.
Mas, de verdade, não lembro de você por causa de um detalhe: quando fui
fazer a revista, eu fui tateando, no escuro, porque eu também fechei os olhos.
* * *
Que lição! Quantos de nós precisamos
seguir esse exemplo. Porque temos muita pressa e quase prazer em apontar as
faltas alheias.
No entanto, a ação cristã nos diz que
as faltas do próximo somente devem ser divulgadas quando objetivem o bem das
pessoas.
Como um exemplo desses impressiona e
marca, de forma positiva, uma vida.
Como precisamos, nos dias atuais, desse
comportamento. Desse se importar com a imagem do outro, que, em momento de
invigilância, cometeu um erro, uma falha.
E precisa da nossa compaixão,
sobretudo, de uma segunda chance.
Pensemos a respeito.
Redação do Momento
Espírita, com base em narrativa de autoria ignorada.
Em 18.11.2019.
Luz, Amor e
Gratidão
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