sábado, 16 de janeiro de 2021

Summer Beacon: O CHAMADO DA NATUREZA.


O CHAMADO DA NATUREZA
por Summer Beacon
13/01/2021

Foi uma manhã aconchegante, mas movimentada, há alguns dias, e felizmente tive energia para fazer as coisas. Eu estava acordada desde as 5 da manhã, e estava no meio do meu projeto anual de fazer pamonha (que geralmente ocorre em dezembro antes do Natal, mas de alguma forma ultrapassou o limiar do ano novo).

Eu comi meu primeiro Tamale (típica pamonha mexicana feita com massa de milho e outros ingredientes) em 1977, quando a bela mulher mexicana que morava do outro lado da rua trouxe Tamales preparados na hora para minha família comer.

Eu nunca tinha visto um antes e fiquei intrigada ao descobrir o que havia dentro daquele pacote de palha de milho bem embrulhado. Puxei o cordão de casca de milho que mantinha perfeitamente o embrulho, abri-o e o vapor desta massa (de milho) lindamente cozida se exalou facilmente ao meu redor. Um cheiro celestial.

Bem, aquela primeira mordida ficou comigo para sempre. Dentro havia uma mistura deliciosa de carne de porco desfiada e algum tipo de molho de pimenta vermelha como nada que eu já tivesse provado antes. A maciez da massa, a maciez da carne, o calor do molho, eu estava no céu.

O céu durou cerca de três mordidas.

Vinte anos depois, criei coragem para fazer eu mesma Tamales. Foi um processo e tanto. Primeiro, fervi a carne de porco em água pura até ficar macia. Desfiei a carne de porco e guardei o caldo. Amoleci os pimentões secos em água quente. Cortei os pimentões. Bati os pimentões no liquidificador com especiarias com um pouco do caldo reservado, e acrescentei à carne de porco desfiada às cebolas salteadas ao alho. Fui para a massa, que é uma mistura de banha amolecida, massa de milho, sal e um pouco do caldo que reservei.

E então, chegou a hora de espalhar a massa em cada casca de milho amolecida (oh sim ... esqueci essa etapa ... deveria ter embebido as cascas durante a noite em água quente para torná-las mais flexíveis), adicionando um bocado de mistura de carne e, em seguida, cozinhando tudo por 2-4 horas.

Eu me belisco toda vez que sinto vontade de fazer Tamales, pois é um processo de dois, senão três dias para mim.

Mas as recompensas valem a pena.

Desta vez, eu estava fazendo Tamales de carne (como carne talvez uma ou duas vezes por ano) e não consegui encontrar a banha.

Pessoalmente, não há compromisso quando se trata de usar banha. No entanto, meu mercado local não oferecia. O que? É o Arizona, pelo amor de Deus!

Então, fui ao Safeway, um supermercado local. A banha não estava em seu lugar normal. Chuck, o açougueiro com o nome apropriado, gentilmente me guiou até a caixa azul de banha que agora estava na seção de panificação. “Hmmm…” pensei. “Tenho procurado banha em todos os lugares errados. ” (Para aqueles de vocês que ainda não gemeram depois de ler a última frase, este é um trocadilho ruim com uma música country chamada “Procurando por amor em todos os lugares errados”. Eu me divirto.)

Já eram cerca de 8h da manhã e eu estava tirando a gordura do caldo, ralando a carne e mexendo a banha até ficar fofa, quando de repente pensei: "Preciso fazer xixi!" (Desculpe minha escolha de palavras, mas foi exatamente isso que me veio à cabeça.) Mas, curiosamente, eu realmente não precisava fazer xixi. Ainda assim, era se o universo estivesse gritando, “OH, SIM, VOCÊ PRECISA! AGORA MESMO!"

Então, relutantemente entrei no banheiro e levantei a tampa do vaso sanitário. Algo estava flutuando na água. Olhando mais de perto, percebi que era uma aranha, com cerca de meia polegada de comprimento. “Pobre rapaz”, pensei, e então me debati se deveria matá-la, mandá-lo embora ou resgatá-la. Peguei um pouco de papel higiênico e mergulhei na água perto dela, e então a peguei. Eu soprei no rapaz para ver se havia algum movimento.

"Você está vivo?" Eu perguntei em voz alta. Nenhum movimento. "Eu sinto muito, amigo. Acho que você não está vivo, afinal. "

Naquele instante, sua perna dianteira se levantou e acenou para mim como se dissesse: “Não! Não! Estou aqui! Dê-me alguns segundos." Em segundos, ele começou a arrastar seu corpinho cansado para uma posição ereta. Eu me deliciei com a resiliência de uma criatura aparentemente tão frágil. Eu a levei para fora e o coloquei no chão, com papel higiênico e tudo. "Aí está, amiguinho." Em um minuto, ele deixou o conforto macio do papel higiênico umedecido e encontrou um pequeno espaço íngreme mais confortável sob uma rocha onde poderia se abrigar para se recuperar totalmente.

Quando voltei para dentro, tive a sensação de que tinha sido sua pequena alma que gritou por mim, me dizendo que eu precisava fazer xixi. “Ei! Eu preciso de uma pequena ajuda aqui!" Porque, eu realmente não precisava fazer xixi.

Apaguei a luz do banheiro, fui até a cozinha, lavei as mãos e pensei na ironia de ter acabado de salvar uma pequena aranha da morte iminente, enquanto continuava fazendo minha fornada de tamales de carne com banha.

(CONTINUA)

Fonte: Website Summer Beacon

 Direitos Autorais


Summer Beacon

 Traduzido por Adriano Pereira
Manaus/Amazonas
blogluzevida@gmail.com

Luz, Amor e Gratidão
  ҉   

Nenhum comentário: