segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Momento Espírita: ARTISTA IGNORADO!


É natural e garantido por lei o direito do autor sobre sua criação.

Por isso, os livros, os painéis, os discursos, toda obra de arte traz a assinatura do seu autor.

Quando se contemplam os quadros dos grandes mestres da pintura, buscamos, de imediato a assinatura, a fim de termos certeza da autoria.

Aqueles que nos debruçamos no estudo da Arte, passamos a identificar os traços característicos de cada um deles.

Assim também na Literatura. Depois de lermos várias obras do mesmo autor, podemos identificar o estilo.

Não é estranho que todos os dias contemplemos uma grandiosa obra de arte e não reconheçamos o Artista?

Extasiamo-nos com as cores vibrantes de um pôr do sol. Encantamo-nos com o brilho da lua que, por vezes, parece um imenso lago de prata.

Olhamos para as araucárias esbeltas, com seus braços copados erguidos para o alto, imponentes e ficamos a imaginar quanto mais haverão de crescer.

Numa vista aérea, descobrimos a mata cortada por veias e artérias de águas em recortes pitorescos. Uma pintura digna de um hábil Artista.

Detemo-nos no jardim e a rosa nos oferece a maciez do veludo, exalando perfume, enquanto a margarida apresenta seu branco imaculado.

As borboletas, trazendo nas asas as pinturas dos impressionistas, dos cubistas, dos românticos, dançam leves no ar.

O planeta todo em que moramos é uma obra impressionante. Cheio de altos e baixos, planícies e montanhas. Zonas de mata verde e desertos ardentes.

Cachoeiras cantantes e filetes que mal escorrem entre as rochas. Fontes de água fresca e lagos tão grandes que mais parecem um oceano.

Águas doces. Águas salgadas.

E frutas doces, ácidas, hiper-hídricas se apresentam em profusão como fontes inesgotáveis de água, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas e outros micronutrientes, distribuídos em um equilíbrio perfeito.

Não é surpreendente que o Autor de tudo isso se mantenha ignorado? Ao menos por aqueles que não temos olhos de ver, sensibilidade suficiente para O perceber.

Esse Artista Insuperável, que se esmera em produção diária constante, fornece ainda o ar para que respiremos e todas as demais condições para vivermos sobre esta Terra.

Alguns teimamos em negar que Ele exista, porque não encontramos a Sua assinatura em lugar algum.

Outros, os que já despertamos e aguçamos a sensibilidade, descobrimos a Sua assinatura em cada nervura de folha, em cada gota d’água, em cada grão de areia.

Tudo único, inigualável.

E esses temos a certeza plena de que Ele comanda todas as leis que regem o nosso globo e o Universo em que nos movemos.

Ele está atento aos movimentos de rotação e translação da Terra e observa, com Seu olhar, nossa constante viagem pelo Universo, acompanhando o sistema solar.

Uma viagem em velocidade vertiginosa mas que, por estarmos amparados por Essas hábeis mãos, nem percebemos o deslocamento.

Nem nos damos conta de que viajamos tanto...

Porque afinal, a casa desse Artista é tão imensa que por mais exploremos o espaço sideral, não esgotaremos a sua totalidade.

Importante seria que O descobríssemos e tributássemos reverência à sua fenomenal obra.

Redação do Momento Espírita.
Em 9.10.2019.
Luz, Amor e Gratidão
  ҉  


Nenhum comentário: