sábado, 21 de setembro de 2019

Momento Espírita: INICIATIVAS DE SOLIDARIEDADE.


É com alegria que vemos crianças portadoras de bons sentimentos, seja em nossos lares, participando do nosso convívio ou aquelas das quais ficamos sabendo pelas mídias, que noticiam seus atos de amor e generosidade.

Chegam a emocionar, como a brasileirinha que, aos quatro anos de idade, foi diagnosticada com três linfomasde Burkitt.

É uma forma rara e agressiva de câncer. Após meses de tratamento intensivo, Bia venceu o desafio.

No entanto, necessita continuar fazendo acompanhamento no Hospital do Câncer onde se tratou, no interior de São Paulo.

As tantas idas e permanências no hospital, lhe possibilitaram assistir ao padecimento de outros enfermos, de todas as idades.

Aproximando-se seu aniversário de nove anos, ela disse que gostaria de fazer algo em prol dos pacientes ali internados e que a data seria um momento perfeito para colocar seu plano em prática.

Com o aval dos pais, Bia mobilizou os convidados da sua festa em uma campanha de arrecadação de leite. Em vez de brinquedos e roupas, pediu que trouxessem leite como presente.

Todos apoiaram a causa e Bia conseguiu arrecadar cinco mil, duzentos e setenta e quatro litros de leite que, com imensa alegria, doou ao hospital.

*   *   *

A vida na face da Terra é sagrada. Portanto, merece todo nosso empenho para sua preservação.

Se compreendermos que sua dinâmica é nos conduzir ao progresso, mesmo sofrendo, encontraremos motivos para agradecer e sermos solidários com os demais.

Quem passa por sofrimentos com resignação e coragem, acaba percebendo detalhes, muitas vezes simples, que podem fazer grande diferença na vida daqueles que igualmente sofrem.

Para isso, basta prestar atenção à nossa volta e acionar as próprias atitudes e sentimentos, nos ligando ao que é positivo, elegendo atos simples que beneficiam o próximo e que estão ao alcance de todos nós realizarmos.

De importância registrar, em nossos corações, gratidão pelos atos de bondade e amor que recebemos.

A gratidão faz bem à saúde física e mental, porque nos liga aos planos superiores. Isso nos traz tesouros de alegria e paz ao coração!

Também nos proporciona fortalecimento moral para enfrentarmos quaisquer dificuldades que nos alcancem.

E nos dispondo a estender benefícios, por menores que sejam, aos que padecem, de igual forma, haveremos, além do mais, de nos sentirmos melhores.

Afinal, o bem faz bem a quem o pratica. Sempre aprendemos assim e é uma verdade da qual nos podemos certificar, bastando que façamos algo a benefício de alguém.

Ter olhos de ver e ouvidos de ouvir o sofrimento do outro, quando nós mesmos nos encontramos padecendo dificuldades de toda sorte, é ação altruísta.

Não foram outras as recomendações do Senhor Jesus ao nos convidar a nos amarmos uns aos outros. Quem ama, naturalmente aciona a empatia, que lhe permite entender um coração que chora, um corpo que padece a fome, o frio, a enfermidade.

Exercitemo-nos nas ações do bem.

Redação do Momento Espírita.
Em 21.9.2019.
Luz, Amor e Gratidão 
 ҉
  

Nenhum comentário: